Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Mais Elas Cotrijal: programa realiza alinhamento entre as unidades da cooperativa

por Luiz Alberto Reis Neto

O primeiro encontro, realizado no dia 8 de fevereiro, contou com a participação de mais de 40 mulheres

Foto: Divulgação

O programa Mais Elas, iniciativa de cunho educativo da Cotrijal com o objetivo de potencializar a força feminina no cooperativismo e no agronegócio, já iniciou as atividades de 2024. O primeiro encontro, realizado no dia 8 de fevereiro, contou com a participação de mais de 40 mulheres, ligadas a diferentes unidades da cooperativa.

O momento foi de revisão dos objetivos do programa e alinhamento entre as integrantes do comitê e as colaboradoras das unidades da Cotrijal de outros municípios. As colaboradoras são chamadas de facilitadoras, pois apoiam a organização e condução das atividades em suas unidades, realizando o contato direto com as produtoras.

“O trabalho que realizamos lá na ponta é muito importante para acolhimento da produtora, explicando sobre o funcionamento da cooperativa e do programa Mais Elas. E esse momento de alinhamento contribui para que todas nós estejamos na mesma página, podendo atender ainda melhor as nossas produtoras. Afinal, o programa Mais Elas é lindo e contribui para fortalecer a mulher do campo”, expõe Vitória Pors Cristovam, colaborada da Cotrijal em Fontoura Xavier.

O programa foi criado em 2022 e já conta com mais de 320 participantes. No ano passado ele se tornou ainda mais robusto, fornecendo capacitações técnicas e formações sobre diferentes temas às mulheres. A programação é organizada em conjunto pelo departamento de Desenvolvimento Cooperativista, integrado ao setor de Marketing e Comunicação da Cotrijal, e as produtoras que participam do comitê.

“Esse é um momento importante para garantir a eficiência do programa Mais Elas em 2024. Além de promover a integração entre as mulheres que atendem nossas produtoras, esse encontro também aproxima as unidades do nosso time de Desenvolvimento Cooperativista. Uma equipe dedicada exclusivamente a organizar atividades voltadas para o quadro social da Cotrijal, fortalecendo nossos produtores, suas famílias e consequentemente a cooperativa. E hoje temos mais de 4 mil associadas em nosso quadro, por isso é fundamental darmos uma atenção especial a esse grupo”, destaca o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schoreder.

Amplo cronograma para 2024

O foco do programa neste ano é alcançar ainda mais mulheres, estimulando a participação delas nos espaços de formação. Segundo o comitê do programa, o ano de 2023 foi para estruturação e ganho de experiências, já 2024 será a oportunidade de disseminar o que deu certo.

“O cronograma de atividades para 2024 está ainda melhor do que o de 2023, com diversas capacitações diferenciadas e encontros presenciais que aproximam as mulheres e a cooperativa. Teremos oportunidades para as mulheres que querem aprender mais sobre agricultura, fornecendo conhecimento técnico e de gestão”, compartilha a produtora de Passo Fundo, Andreia Proença Adames, integrante do Comitê Mais Elas e representante da regional 5.

A próxima atividade será dia 22 de fevereiro, com a segunda edição do Dia de Campo Mais Elas. O evento ocorre na Área de Pesquisa e Validação da cooperativa, ao lado da Unidade de Beneficiamento de Sementes, em Não-Me-Toque. Um circuito pelos campos de cultivares, com palestras técnicas e dicas de manejos junto ao Departamento Técnico da Cotrijal.

Texto e foto: ASCOM/Cotrijal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais