Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Tua Rádio Cristal e Sicredi Botucaraí RS/MG realizaram programa especial sobre Outubro Rosa

Baixar Áudio por Marlusa Oliveira

A programação foi desenvolvida diretamente da agência Centro de Soledade

Foto: João Alberto de Souza

O mês de outubro tem grande significância para a área da saúde, especialmente no que tange os cuidados de proteção e prevenção de doenças que envolvem as mulheres, no que diz respeito ao câncer de colo de útero.

Não é atoa que a campanha do Outubro Rosa desenvolvida durante todo o mês traz à tona a magnitude do tema, a importância do diagnóstico precoce e a realização da mamografia, a fim de que as taxas de mortalidade em relação a doença sejam reduzidas e a doença levada cada vez mais a sério.

Para ressaltar a relevância da data, a Tua Rádio Cristal, em consonância com a Sicredi Botucaraí RS/MG realizou, na manhã desta quinta-feira, 21/10 uma programação especial, que contou com a presença das integrantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Soledade, com integrantes da cooperativa de crédito, Sicredi RS/MG, com profissionais da área da saúde do município e com uma convidada especial, Márcia Santos, uma das guerreiras que lutou e superou a doença.

O movimento do Outubro Rosa abarca por isso, inúmeros fatores que entrecruzam-se, tendo como finalidade maior, representar um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990.

Conforme a secretária da Saúde de Soledade, Edinara de Morais França, quanto mais informações foram levadas à população sobre o assunto, melhores serão as fontes de conhecimento desenvolvidas à cerca do tema, para isso, a prefeitura municipal de Soledade apoia e incentiva as ações desenvolvidas anualmente pela Secretaria da Saúde e que ganham mais força perante o mês de outubro.

A fim de fomentar este trabalho, será realizado no próximo sábado, 23/10, o “Dia D” de conscientização, sendo que uma equipe estará mobilizada na Secretaria da Saúde, para o fornecimento de exames do colo de útero e a realização de mamografias, sabendo que cerca de cem são ofertadas mensalmente e de forma gratuita pelo Ministério da Saúde, por meio do SUS.

Outro exemplo de entidade que preocupa-se com a temática advém da Liga Feminina de Combate ao Câncer, que mesmo sem muitos recursos, une esforços por meio de rifas e realização dos tradicionais brechós, para angariar recursos e contribuir com a ação, auxiliando cerca de 60 pessoas em Soledade – homens, mulheres e crianças vítimas de câncer. Este trabalho é desenvolvido no município há 44 anos, conforme destaca a presidente da Liga, Ana Maria de Freitas.

Em relação a realização de exames de mamografia e colo de útero, Cátia Fernandes, gerente regional de desenvolvimento da Sicredi Botucaraí RS/MG, existe por parte das mulheres muito receio em relação a temática, o que faz protelar a procura por ajuda.

“Quem precisa cuidar-se e amar-se somos nós mesmas em primeiro lugar e a realização do autoexame é o primeiro passo para este ato”, menciona Cátia.

Maíra Batista, enfermeira coordenadora de ações voltadas para a área da saúde no município, frisa que o movimento do Outubro Rosa iniciou-se em 2002 no Brasil e ganha cada vez mais abrangência devido a magnitude do assunto, que precisa ser levado em conta não apenas por mulheres, mas também por homens, embora nestes os casos de câncer de mama sejam raros.

Carlos Rogério Matuella presidente da Sicredi Botucaraí RS/MG e o gerente da agência centro de Soledade, Elmar Kullmann, mencionam que a camiseta rosa deve ser vestida não apenas no mês de outubro, mas durante todos os demais dias que transcorrem o ano, sendo este, um ato de sensibilização e apoio a esta causa fundamental, que merece debate, apoio e divulgação.

Márcia Santos, associada da agência Missões viveu na pele a doença, mas com garra, persistência e determinação venceu o câncer. A sucessão dos familiares acometidos pela doença fez com que ela também desenvolvesse-a, mas assim que evidenciou os primeiros sintomas, realizou a mamografia e iniciou o tratamento.

“É preciso crer em algo em todos os momentos da vida e foi isso que eu fiz”, mencionou emocionada Márcia ao contar que venceu a doença por meio da fé e da crença em Deus.

Ouça a programação completa e emocionante no player acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais