Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Síndrome de Down: enquanto existir amor não haverá diferença

por Luiz Alberto Reis Neto

O objetivo deste dia é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitários

Foto: Divulgação

“É nas dificuldades que as pessoas encontram forças para seguir em frente”. Foi com esta frase que Fabiane Silveira iniciou a entrevista concedia à Tua Rádio Cristal neste dia 21/03, que é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Fabiane é mãe da Valentina, que possuí essa síndrome e também é portadora da Síndrome de West.

O objetivo deste dia é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitários, inclusão e bem-estar dos indivíduos com Síndrome de Down em todas as esferas sociais. “Estamos buscando ajuda, pois queremos prioridade para continuar a conscientização e levar mais informação às pessoas. Precisamos dar continuidade de voz e vez, estamos muito carentes e ausentes nesse sentido”, revelou Fabiane.

“A partir do nascimento da minha filha eu decidi buscar mais informações sobre o assunto, na tentativa de ajudar outras famílias e também para me informar melhor a respeito do tema. Quando ela tinha 14 dias de vida eu fui buscar ajuda na APAE e eles me direcionaram a toda parte da saúde”, relatou a mãe.

De acordo com Fabiane, o aprendizado com Valentina é diário. “Logo com cinco meses ela já apresentava problemas. Com muito empenho e determinação estamos sempre em busca de aprimoramento. A socialização da minha filha depois que ela começou a frequentar a escola foi maravilhosa, ela sempre foi muito bem acolhida. Em três anos na instituição, ela desenvolveu muito”, destacou.

Fabiane informou que a ideia de criar esse grupo de apoio aos portadores de Down surgiu em um momento muito triste. “Quando eu saia na rua, percebia muito preconceito das pessoas para a Valentina, por isso eu criei o grupo, para não ficar repetindo todos os dias sobre a situação dela”, concluiu.

Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal

Foto: Igor Binotto/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais