Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Comitiva da região de Soledade reivindica estadualização da estrada entre Soledade, Lagoão e Tunas

Baixar Áudio por Nayam Franco

Lideranças regionais participaram da reunião em Porto Alegre com o secretário de Transportes do Estado.

Lideranças da região estiveram com o secretário de transportes
Foto: Paulo Henrique Pinheiro/Ascom Soledade

Uma comitiva de autoridades e lideranças da região de Soledade se reuniu nesta quinta-feira, 21/03, durante uma audiência com o secretário estadual de Transportes, Juvir Costella, em Porto Alegre, na sede da Secretaria de Logística e Transportes do estado do Rio Grande do Sul.

Integrando a comitiva, esteve o prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo; o prefeito de Lagoão, Cirano Camargo e o prefeito de Barros Cassal, Neizinho Camargo; os vereadores Gustavo Baldissera, presidente da AVASB e Miguel Adones de Campos; o deputado estadual Gilberto Capoani; e os representantes do senador Luiz Carlos Heinze e dos deputados Giovani Cherini, Márcio Biolchi, Sérgio Turra, Paparico e Airton Lima Pastor.

Completando a comitiva esteve o representante do Sindicato Rural de Soledade, Vilson Silva de Freitas, além de representações da Coagrisol, CDL de Soledade, Secretaria de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente de Soledade e produtores rurais da região.

A pauta dessa audiência foi sobre a estadualização da estrada que liga Soledade, Lagoão e Tunas, para que as necessárias melhorias nesta via aconteçam, através do Governo do RS, visto que os municípios não tem condição de manter uma estrada tão importante em boas condições por falta de recursos.

Conforme o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, é preciso seguir alguns passos para que a estadualização da referida estrada seja possível, já que se trata de uma rodovia municipal:

1º) É necessária a elaboração de PL(Projeto de Lei) do Poder Executivo Municipal, para aprovação da Câmara de Vereadores, autorizando o Município a requerer a referida estadualização.

2º) Após a aprovação da matéria, a mesma será encaminhada e analisada pelo Executivo e Legislativo Estadual.

3º) Em caso de aceitação pelo Governo do Estado e pela Assembleia Legislativa, será encaminhado  e elaborado projeto de pavimentação da estrada, buscando-se recursos para a obra.

A rota é um prolongamento da ERS-347 e foi municipalizada na década de 1970. Para voltar a fazer parte dos domínios estaduais, é preciso que o pedido seja aprovado pelas Câmaras de Vereadores dos respectivos municípios e também pela Assembleia Legislativa.

“A partir daí, é preciso um trabalho de articulação das lideranças regionais. Se a estadualização não for aprovada, podemos analisar a viabilidade de um termo de cooperação técnica para realizar melhorias, ou um convênio para que o Daer faça o projeto da estrada”, finalizou o secretário Costella.

O prefeito Paulo Cattaneo entende como significativa a participação das autoridades e lideranças regionais, no sentido de encaminhar este pleito tão antigo. ”Desencadeia-se a partir de agora o processo de busca do asfaltamento da estrada Soledade-Lagoão-Tunas, com expectativa de que o mais breve possível isto possa ocorrer”, concluiu o prefeito.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais