Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Pujante, Mormaço comemora seu 29º aniversário de emancipação político-administrativa

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

No início o município era chamado de Mundo Novo do Jacuí, só com o passar to tempo é que recebeu a atual nomenclatura

Cercado de belezas naturais, como o Rio Espraiado com suas ilhas e cachoeiras, o município de Mormaço completa neste sábado, 20/03, o seu 29º aniversário de emancipação. A história do município remonta ao ano de 1900, quando famílias de diversas etnias se fixaram gradativamente no então distrito de Soledade.

O desbravamento daquelas terras deu-se graças ao empenho dos primeiros moradores, descendentes de alemães e italianos, que se estabeleceram no local e através de seus esforços implantaram lavouras diversificadas, aliadas a pecuária.  

ORIGEM DO NOME

Primeiro o local foi chamado de “Mundo Novo do Jacuí”, com o passar do tempo, em decorrência do forte calor provocado pelo sol no meio da mata fechada e, no inverno, pelo vapor que se elevava do degelo das geadas, a esse fenômeno, deu-se o nome de MORMAÇO.

Muitos chamavam de “Serra do Mormaço”, mas preponderou apenas o último nome, até os dias atuais.

PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO

A emancipação de Mormaço ocorreu no dia 20 de março de 1992, com a assinatura da lei estadual número 9616 que dispõe sobre a criação do município.

O processo se deu a partir da iniciativa de líderes comunitários que formaram uma comissão de emancipação e lutaram pela criação do município. Na época, comissão foi formada por Ernani Schroeder, Sérgio Nicolini, Rogério Koenig, Edemar Musskopf, Moacir Antônio Cerini, Joarez Odônio Rodrigues, Theobaldo Berticelli, Léo Paulo Ranzi Fontana, José Antônio Ottoni, Alceu Morigi, Ulisses Adalberto Azambuja Rodrigues, Salvador Alvori Moraes dos Santos e Fredolino Paulus.

Na manhã deste sábado, 20/03, data da emancipação de Mormaço, Ernani Schroeder, em entrevista à Tua Rádio Cristal, contou em detalhes como foi todo o processo de emancipação, a montagem da comissão emancipacionista e o fato de ele ter sido o primeiro prefeito daquele município. “Foram muitas aventuras, muitas coisas boas até se chegar na emancipação. Foi uma luta de todos, nós precisávamos iniciar bem o município para trazermos um novo alento, um novo horizonte para o nosso povo”, ponderou.

Agora, passados 29 anos, Mormaço, com muita garra e empenho do povo mormacense, continua escrevendo sua história de labor e pujança. Situado no Alto da Serra do Botucaraí, o jovem e progressista município de Mormaço vem apresentando um grande desenvolvimento socioeconômico e cultural.

Com uma área territorial estimada em 146,191 Km², atualmente, conforme estimativa do IBGE, a população do município é de aproximadamente 3.113 habitantes.

A fé e religiosidade são traços marcantes de seu povo que a 99 anos realiza com muito orgulho e vigor a Festa de Senhora dos Navegantes, Padroeira do Município.

Edemar Musskopf, um dos integrantes da comissão emancipacionista, deu mais detalhes de como as coisas aconteceram, citando que no dia da primeira reunião para a emancipação ele estava muito feliz, pois sessenta pessoas compareceram no salão do bolão, mas a surpresa foi grande, em torno de vinte pessoas estavam com dúvidas e naquele momento não apoiaram a emancipação. “A partir da conversa que tivemos com as lideranças de todas as comunidades nós sentimos que haveria a emancipação, destacou.

Rodrigo Jacoby Trindade, atual prefeito de Mormaço, acompanhado de Edemar Musskopf, um dos emancipacionistas, também foi entrevistado neste dia 20/03 e fez questão de citar que os integrantes da comissão de emancipação foram chamados de loucos, no entanto, conforme Rodrigo, “tudo que existe hoje em nossa cidade, devemos a este bando de loucos”. Ainda não temos tudo, mas passo a passo, cada prefeito, cada administrador, cada funcionário vai dando um pouco de si e a gente vai construindo o futuro da cidade que tanto amamos”, enfatizou.

Ouça a entrevista com Ernani Schroeder, Edemar Musskopf e Rodrigo Jacoby Trindade, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais