Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Município de Mormaço encaminha decreto de situação de emergência devido à escassez de chuvas

Baixar Áudio por Leticia Nunes

Prefeito Rodrigo Trindade e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Alessandro Gasparin, falaram sobre a gravidade da situação

Rodrigo Trindade (E) e Alessandro Gasparin.
Foto: Marcos Vinícius/Tua Rádio Cristal.

A escassez de chuvas vivenciada também na região do Alto da Serra do Botucaraí, nos últimos meses tem acarretado uma série de prejuízos para os municípios, em especial, no que tange ao abastecimento de água e os danos quanto às culturas de verão.

Após o município de Fontoura Xavier ter encaminhado o decreto do estado de calamidade pública devido à falta de água, agora a situação preocupa também as lideranças do município de Mormaço.

Segundo o prefeito, Rodrigo Trindade,o decreto de situação de emergência está sendo encaminhado. “Fizemos uma reunião com demais lideranças que correspondem à agricultura e também por vermos o problema de nossos mananciais, que estão com seu nível a baixo do normal e decidimos encaminhar o decreto de situação de emergência”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade e Mormaço, Alessandro Gasparin comenta que as perdas para as lavouras de verão já são irreparáveis e irreversíveis. “Mesmo que tenhamos chuvas nos próximos dias, não adiantará, pois não recupera o potencial produtivo de nossos grãos”.

Conforme Gasparin, a diminuição na produção é significativa. “Já se aponta quebra de 80% referente ao milho e na lavoura de soja, já se estima 40%, por isso, acredita-se que a nossa realidade poderá ser muito pior que a estiagem vivenciada em 2004, em que tivemos prejuízos bem preocupantes”.

Tanto Trindade, como Gasparin, inclusive enfatizaram que os reflexos da seca serão de extrema relevância, já que inicialmente o produtor rural sofre, mas as consequências englobam toda uma área econômica regional, nacional e mundial.

"O alerta para a população regional, é que economize água, pois todos os dias recebemos denúncias do pessoal esbanjando este bem, que é o mais precioso. Nossa comunidade não tem noção da situação que atualmente enfrentamos", concluiu o prefeito.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais