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Duplicação da BR 386 entre Lajeado e Marques de Souza iniciará em fevereiro

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

CCR ViaSul teve projeto executivo aprovado pela ANTT

Foto: Ascom CCR ViaSul.

A CCR ViaSul recebeu na semana passada a versão final do projeto executivo, aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Previamente, a Concessionária havia encaminhado anteprojeto ao órgão regulador onde apresentava as intervenções a serem feitas nas obras de duplicação da BR-386, no trecho entre Marques de Souza e Lajeado.

Previstas para iniciar no próximo dia 15, as obras de duplicação da BR-386 começarão no trecho entre Marques de Souza e Lajeado, numa extensão de 20,3 quilômetros (do km 325,5 ao km 345,8) e a previsão é da conclusão em dois anos.

Fábio Hirsch, coordenador de engenharia da CCR ViaSul, destacou que para o início das obras, 15 frentes de obras atuarão na rodovia.

"Teremos os responsáveis pelos serviços de supressão de vegetação, terraplenagem, detonações de rochas, pontes, pavimentação e sinalização de obras. Com essas ações, serão gerados cerca de 550 empregos diretos e 1 mil indiretos somente neste primeiro ano. Nesta etapa estão previstos investimentos de, aproximadamente, R$ 250 milhões", salientou.

Além da duplicação a CCR ViaSul irá construir 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores.

Ainda, serão implantados diversos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.

 

Duplicação nos demais trechos incluindo o de Soledade

O trecho de 25 quilômetros entre Soledade e Fontoura Xavier será duplicado entre 2023 e 2024. Entre 2024 e 2025, ocorrerá a duplicação de 30 quilômetros da BR-386 prosseguirá de Tio Hugo a Soledade.

Entre 2026 e 2028 são 55 quilômetros, de Fontoura Xavier a Marques de Souza. Entre 2029 e 2030 Carazinho a Tio Hugo terá 34,6 quilômetros duplicados.

Para finalizar, o trecho de 59 quilômetros entre Tabaí e Canoas, que já é  duplicado, será ampliado entre 2034 e 2036.

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