Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Estelionato: Soledade registra números significativos no primeiro trimestre do ano

por Carolina Grotto Giongo

Somente nos três primeiros meses do ano, foram registadas 48 ocorrências de estelionato.

Foto: Divulgação

Em entrevista exclusiva para a Tua Rádio Cristal, o Delegado de Polícia Civil, Marcelo Gasparetto, comentou sobre a frequência de crimes de estelionato em Soledade, especialmente no primeiro trimestre de 2024.

O estelionato nada mais é do que induzir a vítima a ilusão, levando-a ao golpe, que acarreta em um grande prejuízo financeiro. O delegado ainda destacou que o estelionato sofreu uma grande mudança nos últimos anos. “Antigamente era comum pelos estelionatários, o golpe do bilhete premiado, que ainda ocorre, mas agora o foco está no meio digital”, disse.

Em Soledade, segundo a Polícia Civil, somente nos três primeiros meses do ano, foram registradas 48 ocorrências de estelionato. Já e em 2023, o número foi de 70 casos e em 2022, foram 52 registros. “São números altos, constantes. Esta crime causa prejuízo financeiro severo às vítimas”, conclui.

Conforme Gasparetto, é muito difícil que os valores sacados pelo estelionatário, retornarem à vítima. “Entre os golpes mais frequentes está o da ligação de um suposto banco, pedindo se reconhece uma compra suspeita, onde a ligação é transferida para um “atendente”, que utiliza da capacidade psicológica para influenciar à vítima”, afirma. Outros golpes bastante frequentes são o do intermediador da compra e venda de veículos, através de ofertas da internet, além da clonagem do aplicativo Whatsapp, solicitando posteriormente, códigos, fazendo com que a vítima perca o controle das redes sociais, e aí com o domínio, solicita-se dinheiro emprestado, principalmente aos familiares mais próximos.

Em Soledade, o delegado afirma que como forma de prevenção, a dica a população é para que se evite passar informações pessoais, e que na dúvida façam chamada de vídeo. Também é recomendado não fornecer dados bancários e antes de qualquer coisa, ir pessoalmente até a sua agência bancária.

Texto e Foto: Glauber Silveira/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais