Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Programa Supera Estiagem II garante subvenção de 20% para irrigação

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

Assunto foi tema de entrevista nesta manhã no programa Temática

Foto: Divulgação

Em entrevista na programação da Tua Rádio Cristal, o E Agrônomo Roger Terra de Moraes, esteve abordando dois assuntos: a colheita da soja na região e o Programa Supera Estiagem II, que garante subvenção de 20% para a área da irrigação.

Inicialmente, a projeção de sol para os próximos dias favorece o processo de conclusão da colheita da soja na região. "Isso traz um alívio ao produtor, especialmente neste período chave da colheita. Foram dez dias sem colher, mas esperamos agora que o produtor conclua a colheita na sua lavoura para que tenha uma boa rentabilidade", disse.

As principais dificuldades são pelos tipos de solo, por isso, nem todas as áreas com apenas um dia de sol conseguem voltar a colheita. "A expectativa da safra é superior a anos anteriores", conclui.

PROGRAMA SUPERA ESTIAGEM II

Segundo Roger, o programa é destinado a todos produtores rurais (pessoas físicas) e busca apoiar projetos de implantação ou ampliação de sistemas de irrigação e construção, adequação ou ampliação de reservatórios de água para fins de irrigação. "O lançamento do edital foi em março, mas somente nesta semana tivemos mais informações. Serão destinados R$ 20 milhões em recursos reservados para o produtor", salienta.

Os interessados devem procuram a Emater, onde será elaborado um projeto, que será encaminhado ao Governo do Estado manisfestando interesse. Havendo avaliação positiva, será emitida uma declaração de enquadramento, apto ao início da implantação da irrigação. "O governo irá subsidiar 20% do valor da obra, tanto para nova irrigação ou para ampliação da irrigação existente, limitando o valor a R$ 100 mil", destaca.

Podem buscar esse programa todos os produtores agrícolas em geral, exceto empresas com CNPJ.

Texto e Foto: Glauber Silveira/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais