Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Missas, casamentos e até batizados: Igreja Católica suspende eventos religiosos na região de Soledade

por Nayam Franco

Eventos religiosos foram suspensos por tempo indeterminado

A Diocese de Cruz Alta através de seu líder maior, o bispo diocesano Dom Adelar Baruffi, suspendeu na manhã desta terça-fera, 17/03,  eventos religiosos de qualquer natureza.

A nota divulgada pelo bispo diocesano afirma que a suspensão é valida para todas as 555 comunidades, nas 31 paróquia da Diocese de Cruz Alta, sobre o modo de prevenirmos a chegada e o avanço da pandemia do coronavírus.

A nota:

Diocese de Cruz Alta divulga orientações sobre o coronavírus

Com o objetivo de prevenir aos diocesanos com a chegada e o avanço da pandemia do coronavírus, a Diocese de Cruz Alta suspende, por tempo indeterminado, algumas atividades eclesiais. A decisão foi tomada durante reunião da Equipe Diocesana de Pastoral – Edipa, realizada na manhã de terça-feira, 17/03.

De acordo com o Bispo Diocesano, Adelar Baruffi, estão suspensas, desde já, atividades como: festas patronais ou não, convivência nos salões paroquiais, catequese, cursos de formação, casamentos, batizados, retiros, grupos de oração e encontros pastorais.  A orientação é para que as celebrações de exéquias sejam somente com os familiares e que a celebração das confissões seja realizada diretamente com o padre da paróquia, sobretudo neste tempo quaresmal.

“Dirigimo-nos a todos os católicos de nossa Diocese de Cruz Alta, das 555 comunidades, nas 31 paróquias, sobre o modo de prevenirmos a chegada e o avanço da pandemia do coronavírus. Nossa Diocese quer ser solidária e acolher as orientações que as secretarias da saúde dos municípios e do Estado pedem a todos. Neste tempo especial da Quaresma, quando caminhamos para Jerusalém, com Cristo, para sua morte e ressurreição, buscamos viver a conversão e a compaixão. Trazemos uma certeza: pelo nosso batismo somos uma grande família em Cristo. Precisamos demonstrar esta comunhão na fé, na liturgia e na caridade. Contudo, nossa comunhão nos traz a certeza que se um membro do corpo sofre, nós sofremos junto (cf. 1Cor 12,26)”, reforça.

Segundo Dom Adelar, no caso das celebrações das missas, deve-se seguir o que pede cada secretaria municipal da saúde.

a) Onde é possível haver missa, deve-se observar as determinações das autoridades sanitárias e que as pessoas permaneçam sentadas com dois metros de distância. Também se deve retirar a água benta da entrada da capela. O ministro cuide da higiene das mãos para utilização dos vasos litúrgicos e, o povo, receber a comunhão eucarística sempre na mão. Manter as igrejas abertas, limpas e bem ventiladas.

b) Onde não é possível haver celebração eucarística com a assembleia, dependendo da realidade de cada paróquia, pode-se realizar transmissão da missa por rádio ou facebook, presidida pelo padre da paróquia e o auxílio de alguns fiéis. Deve-se manter sempre a igreja aberta para as pessoas rezarem. E estando liberadas, podem responder ao preceito dominical, nesta situação emergencial, acompanhando pelos meios de comunicação. Recordemos que, em Cristo, estamos unidos na comunhão espiritual.

“Continuamos nossa comunhão, com Cristo e com os irmãos e irmãs. Manifestemos nossa solidariedade neste momento. Colaboremos para que sejam evitadas aqui, entre nós, em nossas queridas famílias, os sofrimentos que esta pandemia pode trazer. O amor que temos pela vida nos pede esta prudência e fazer todo possível de permanecermos em nossas casas. É tempo de convivência familiar, boas leituras e de orações”, destaca o Bispo, adiantando que estas orientações são passíveis de serem revistas.

Missas ao vivo pelo facebook

Para as paróquias que optarem pela realização das missas online, via facebook, a Diocese de Cruz Alta, através da Assessoria de Comunicação, organizou um guia prático de transmissão ao vivo, com um passo a passo, como suporte na realização das celebrações.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais