Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Cooperativas Escolares da Sicredi Botucaraí serão fundadas em Soledade no próximo sábado

por Nayam Franco

Mormaço e Ibirapuitã já tiveram a formação de suas cooperativas no mês de setembro

Leo, Laura e Elenice estiveram na Tua Rádio Cristal
Foto: Divulgação

A Sicredi Botucaraí RS deu mais um passo importante dentro das suas propostas e objetivos da nova gestão. Neste mês de setembro aconteceu a fundação das primeiras Cooperativas Escolares, marcando um novo momento que trará ainda mais proximidade e exemplo de cooperativismo para a região.

Em Soledade, estas cooperativas serão oficialmente fundadas no próximo sábado, 19/10. Duas cooperativas escolares serão fundadas: na Escola Angelo Guerra, comunidade do Pinhal e Escola Dona Darcila no Pontão da Boa União. No Pinhal o evento será às 9h da manhã e no Pontão, às 15h.

No dia 14 de setembro, Ibirapuitã e Mormaço foram os municípios que receberam a fundação das duas primeiras Cooperativas Escolares da área de atuação da Sicredi Botucaraí RS: A COOPLEMOR, que conta com a participação de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Leonel de Moura Brizola, de Ibirapuitã e a JOACOOP, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Joaquim Gonçalves Ledo, de Mormaço. Em ambos os momentos as solenidades foram prestigiadas por lideranças do Sicredi, professores, muitos alunos das escolas envolvidas e convidados da região.

- A Sicredi Botucaraí RS dá um passo muito importante, pensando no desenvolvimento da nossa região e na perpetuidade da nossa cooperativa de crédito. Esse foi um momento muito feliz e de muito aprendizado para as crianças e para todos nós, pois as Cooperativas Escolares têm como proposta oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo cooperativo sustentável – afirmou o Presidente da Sicredi Botucaraí RS, Carlos Rogério Matuella.

Em cada uma das fundações os alunos, juntamente com seus associados, oficializaram o Estatuto Social, definiram os Conselhos de Administração e Fiscal de cada cooperativa, e elegeram os seus primeiros presidentes: Lauren Portela Pereira (JOACOOP) e Carlos Eduardo Martins (COOPLEMOR).

Como próximo passo haverá uma fase de reuniões e estudos para determinar o objeto de aprendizagem, quando cada Cooperativa Escolar decidirá a proposta que irá trabalhar (produto ou atividade), revertendo tudo em benefício da cooperativa escolar (compra de livros, material para a própria oficina, etc.)

A Analista de Programas Sociais da Sicredi BotucaraÍ RS, Leonice Portela, acompanhou os processos de preparação até as fundações, comentou que “agora as Cooperativas Escolares estão fundadas e precisamos fazer a sua sustentabilidade, com a tarefa do Sicredi estar sempre presentes, dando todo apoio necessário”.

Além de Ibirapuitã e Mormaço, o município de Soledade também estabeleceu todas as condições necessárias para a estruturação de cooperativas escolares (como transporte, disponibilização de professor orientador, recurso financeiro, entre outros).

O que são Cooperativas Escolares?

As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas.

Tem como principal objetivo, oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo cooperativo sustentável.

As Cooperativas Escolares constituem uma proposta de transformação social e econômica na vida das pessoas que transcende as propostas pedagógicas tradicionais. Está inspirado, em parte, no pedagogo francês Célestin Freinet e nas experiências da cidade argentina de Sunchales bem como em projetos do Programa A União Faz A Vida das Cooperativas do Sistema Sicredi.

Com base nessas vertentes as Cooperativas Escolares promovem com o Programa A União Faz a Vida a Formação de Mobilizadores Sociais, a Educação Financeira e o Empreendedorismo como tríade desta proposta pedagógica.

Além disso, o caráter formativo dos cursos e do projeto enquanto tal tem por finalidade a promoção da convivência, o respeito mútuo, a solidariedade, promoção da justiça social, igualdade, autonomia, a cooperação e a realização de objetivos comuns. Nelas, o caráter educativo, espírito cooperativo e o movimento entre o saber e o fazer são inerentes e constantes.

Através desses momentos de aprendizagens é proporcionada na gestão das cooperativas escolares a vivência dos sete princípios do cooperativismo: 1º Adesão voluntária e Livre; 2º Gestão democrática pelos membros; 3º Participação econômica dos membros; 4º Autonomia e Independência; 5º Educação, formação e informação; 6º Intercooperação e 7º Interesse pela comunidade.

No contexto atual onde se posicionam políticas econômicas que nem sempre promovem a inclusão social, o Cooperativismo vem conquistando espaços por ser social e economicamente mais justo e equilibrado.

Nesse sentido, as cooperativas escolares constituem um excelente laboratório de aprendizagem dessas propostas. Através delas os alunos tomam conhecimentos relacionados à autogestão, ao empreendedorismo, a educação financeira e a valorização e respeito do Outro. Não menos importante, nas escolas onde florescem as cooperativas escolares os alunos engajados melhoram o rendimento escolar.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais