Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Projeto de literatura em escola gera debate na comunidade de Soledade

por Nayam Franco

Poema apresentado aos alunos do primeiro ano do ensino médio gerou polêmica nas redes sociais

Escola Maurício Cardoso e mãe se pronunciaram sobre ocorrido
Foto: Divulgação

Um poema apresentado aos alunos do ensino médio da Escola Maurício Cardoso em Soledade gerou diversos debates nas redes sociais após a mãe de uma das alunas publicar em sua página no Facebook um trecho do "Poema sujo" de Ferreira Gullar utilizado em uma das turmas do primeiro ano.

A mãe da aluna em questão que está no primeiro ano do ensino médio, Cris Vogl, autora da postagem no Facebook, conversou com a reportagem da Tua Rádio Cristal e contou como tudo aconteceu.

"Quando a minha filha chegou da escola, ela me mostrou o texto e eu fiquei indignada naquele momento e fui para as redes sociais", declarou a mãe da aluna em entrevista para a Tua Rádio Cristal.

A mãe afirmou discordar de que aquele seria um texto a ser tratado em um projeto de literatura para o dia dos alunos. "Nós mandamos nossos filhos para a escola e imaginamos que a escola irá reforçar os valores que ensinamos em casa, mas ao meu ver, isso não aconteceu", afirmou.

O texto de Ferreira Gullar é de 1976 e foi lançado quando o escritor brasileiro estava exilado da Ditadura Militar na Argentina. Nele o autor conta sua história desde sua infância em forma de poema, pois acreditava que sua vida chegaria ao fim neste período. O autor utiliza expressões como "cu" e "bocetinha", palavras estas que teriam gerado a revolta.

"Eu não acredito que seja um texto a ser lido na escola, talvez ele deva ser trabalhado sim em sala de aula, mas em um momento mais apropriado. Pela tarde fui até a escola que me recebeu muito bem e me explicou tudo. Mas isso não me tira o direito de discordar", pontuou Cris.

A diretora da escola, Vera Grotto, falou sobre o projeto de literatura que começou ainda no mês de março. "Ele envolve a literatura do ensino médio do primeiro ao terceiro ano. Os próprios alunos maiores, ajudaram o mesmo trabalho a ser feito pela parte da tarde com poesias sendo contadas pelos maiores para os menores", falou.

Desde segunda-feira, explicou Vera, os alunos estão realizando uma série de atividades envolvendo literatura e na quarta-feira, 15/08, o tema foi poesia. "Os alunos adoram essas atividades, participando todos os dias no fim da manhã. Eles escolheram os textos que foram trabalhados e criaram suas próprias poesias", afirmou Vera.

A diretora da escola lembrou que os alunos do ensino médio foram feitos com jovens já crescidos de 15, 16 e 17 anos. "Cada poeta, cada autor, cria ao seu modo, quem somos nós para criticar uma poesia feita por um autor tão importante que é da minha época de faculdade?", concluiu.

A diretora disse que não vê nada de anormal na apresentação de poemas desse tipo, que tratam o realismo e que projetos como esse continuarão sendo trabalhados com alunos do educandário soledadense.

Nas redes sociais, outros alunos utilizaram de suas páginas para manifestar apoio a escola no desenvolvimento deste projeto, juntamente a professores que colocaram vídeos e fotos da atividade sendo desenvolvida na escola. Do outro lado, muitos pais criticaram a presença deste poema em um educandário e que ele não teria nada de "construtivo" para apresentar aos adolescentes.

Clique aqui para ver o Poema Sujo de Ferreira Gullar na íntegra

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais