Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Notícias da Hora
14:05:00
 
 

Agosto Lilás traz a prevenção da violência contra a mulher

Baixar Áudio por Carolina Schmidt

Creas faz parte da rede de prevenção e atendimento

Foto: Divulgação

O Agosto Lilás é dedicado à prevenção da violência contra a mulher. A iniciativa começou em 2016 e também para celebrar a Lei Maria da Penha que completou 16 anos em sete de agosto. O Centro de Referência em Assistência Social de Soledade (Creas) realiza trabalho de prevenção para as vítimas de violência.

A coordenadora Luciane do Amaral ressalta quais são os tipos de violência. Além da física, há a psicológica, moral, sexual e patrimonial. “Todas elas devem ser registradas para que o agressor seja responsabilizado pela prática”, diz Luciana.

Conforme ela, todo o ato de violência deixa marcas e gera a dor. Neste momento que o Creas entra em ação com o apoio e acompanhamento em rede. “Temos fluxo estabelecido com a Polícia Civil. Quando ela chega aqui após o boletim de ocorrência, ela explica a situação e identificamos as demandas para serem encaminhadas para outros órgãos como a justiça e secretaria da Saúde.”

Luciana também destaca que a prevenção é importante, mas ainda há desafios como a questão do agressor ser do convívio da mulher. “Ela é agredida por quem ela tem afeto, relacionamento, convívio. Precisamos conscientizar de que qualquer ato de violência é crime e que não é culpa da mulher.”

Em relação aos casos, Luciana diz que tem aumentado nos últimos anos. No ano passado, foram 242 casos encaminhados da delegacia para o Creas em, neste ano, já está em 160 casos em faixas etárias variadas, mas com número maior em mulheres entre 25 e 50 anos.  

Foto: Divulgação

Texto: Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais