Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Corede Botucaraí realiza assembleia de lançamento da Consulta Popular 2021/2022

Baixar Áudio por Marlusa Oliveira

Uma das inovações deste ano é o lançamento do aplicativo Colab, sendo um mecanismo facilitador para a realização da votação

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Alto da Serra do Botucaraí (Corede Botucaraí), realizou na tarde desta segunda-feira, 13/09, uma assembleia de lançamento da Consulta Popular 2021/2022.

Na oportunidade, membros integrantes do Conselho reuniram-se de forma presencial na Universidade de Passo Fundo/Campus de Soledade, a fim de organizar os próximos passos para a efetiva realização da Consulta Popular.

Lideranças representantes dos 16 municípios: Alto Alegre, Barros Cassal, Campos Borges, Espumoso, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Itapuca, Jacuizinho, Lagoão, Mormaço, Nicolau Vergueiro, São José do Herval, Soledade, Tio Hugo e Victor Graeff, fizeram-se presentes na ocasião.

Entre os tópicos levantados, destaca-se que neste ano, um total de R$30 milhões será destinado por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a realização de projetos de desenvolvimento regional.

Com isso, assembleias regionais e micro regionais serão a partir disso, organizadas entre os municípios, para que projetos destinados no âmbito regional contribuam com diversas melhorias em dados espaços.

O presidente do Corede Botucaraí, Idioney de Oliveira Vieira, ressalta que R$1 milhão e 114 mil reais serão destinados para a região do Alto da Serra do Botucaraí, para a execução de tais projetos, projetados na Consulta Popular, mas ele frisa que para que isso de fato aconteça, é de extrema necessidade que a população se engaje ativamente na votação.

Para facilitar tal processo, um aplicativo, que pode ser facilmente baixado no celular denominado Colab, servirá como facilitador da votação. Nele, as pessoas podem inserir ideias de amplitude municipal e regional, que contribuam para o amplo desenvolvimento das regiões.

“Não há desenvolvimento sem que haja o envolvimento do cidadão, pois a sociedade só se transforma e muda quando há movimento da cidadania”, reforça Idioney.

Ele destaca ainda, que quando as pessoas deixam de participar de tal processo, deixam inclusive de contribuir para melhorias e qualidade de vida daqueles que se propõem a construir uma cidade ou região melhor.

Idioney deixa por fim, o convite, para que todos se engajem nessa construção e façam a Consulta Popular realmente acontecer. Ainda informa que serão quatro dias de votação online, sabendo ainda, que a homologação da chapa ocorrerá em dezembro e a execução dos projetos, em 2022.

“O ideal seria que todos participassem para ter-se uma noção clara de como as pessoas estão vendo a participação popular e a Consulta, por isso convidamos todos, para que participem deste movimento, promovendo uma boa movimentação social e comunitária”, finaliza o presidente do Corede Botucaraí, Idioney de Oliveira Vieira.

Ouça a notícia completa no player acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais