CNH Social: 3 mil vagas são ofertadas de graça para moradores do RS
Uma iniciativa coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes)
Uma iniciativa coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e que conta com investimento de R$ 13,8 milhões, permitirá que moradores do Rio Grande do Sul com baixa renda tenham a chance de tirar a carteira de motorista sem custos.
Segundo Alexandre Niderli, atual diretor geral do CFC 4 Rodas, o programa cobrirá integralmente todas as etapas do processo de habilitação. Sendo esses os cursos teóricos e práticos, exames médicos, psicológicos e toxicológicos (quando exigido), locação de veículos para os testes e o pagamento das taxas do DetranRS.
Ele ainda afirmou que podem se inscrever pessoas com 18 anos ou mais, residentes no RS há pelo menos 2 anos, com renda familiar de até 3 salários mínimos, que saibam ler e escrever e estejam inscritas no CadÚnico ou no Devolve-ICMS. Também é necessário ter CPF regular e não estar impedido judicialmente de dirigir.
Os nomes serão escolhidos através de um sorteio eletrônico no dia 17/07. Além disso, a divulgação os resultados serão publicados no site do DetranRS e no Diário Oficial do Estado no dia 22/07.
Aqueles selecionados terão até 45 dias para comparecer ao CFC e iniciar o processo. Quem não comparecer ou abandonar o processo ficará impedido de participar do programa por 2 anos.
DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS:
1.500 vagas para a primeira habilitação (categorias A ou B);
600 vagas para adição de categoria;
900 vagas para mudança de categoria, divididas em:
1) 90 para categoria C (caminhão);
2) 720 para categoria D (ônibus);
3) 90 para categoria E (veículos articulados).
Texto e foto: Kételyn Gocks/ Tua Rádio Cristal
Comentários