Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Corsan avalia quadro de estiagem e fornecimento de água em Soledade

Baixar Áudio por Marlusa Oliveira

Segundo o superintendente da Companhia, Aldomir Santi, novos investimentos deverão ser direcionados ao município, a fim de evitar transtornos quanto ao acesso ao recurso hídrico

Aldomir Santi, superintendente regional da Corsan
Foto: Arquivo

A Corsan, Companhia Riograndense de Saneamento trabalha assiduamente para fornecer o acesso à água de modo eficaz e consistente. Todavia, problemas vêm sendo registrados recentemente, causando transtornos provenientes por parte da população.

Em Soledade, um exemplo recente aconteceu na última sexta-feira, 07/01, quando houve o rompimento de uma adutora que interliga a captação do recurso do Rio Espraiado até a estação de tratamento do município, porém, após um trabalho célere por parte dos profissionais o abastecimento foi reestabelecido.

Sobre o tópico da falta de água o superintendente regional da Corsan, Aldomir Santi aponta que alguns fatores para além da distância entre o rio e a estação de tratamento interferem no redirecionamento do recurso até as casas em certos momentos, entre eles problemas de energia elétrica e/ou queda de tensão, pontos estes que nem sempre estão ao alcance da Corsan no tangente a resolução.

Segundo Santi, a estiagem é outro agravante que acarreta preocupação em múltiplos setores. Por estar sendo evidenciada desde meados de 2019 um dos principais pontos volta-se para o abastecimento relativo a poços artesianos, uma vez que no momento até mesmo os mananciais não conseguiram ser abastecidos pelo recurso, devido a sua escassez.

Apesar de tais interpéries, Aldomir descarta a possibilidade de haver racionamento do recurso em Soledade, mas chama atenção para a necessidade de cautela quanto ao uso do recurso.

Para este ano, melhorias estão sendo planejadas – tal como a construção de um reservatório junto ao bairro Ipiranga, menciona o superintendente da Companhia, a fim de que quando por ventura houver desabastecimento os reservatórios supram a demanda de consumo por um período, até que o fornecimento da água seja reestabelecido novamente.

Por fim, Santi frisa que foram múltiplos os avanços destinados a Soledade nos últimos anos, com o propósito de possibilitar a população o acesso à água a contento das pessoas que do recurso necessitam para necessidades gerais.

Ouça a notícia completa no player acima. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais