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Novo diretor da concessionária da BR-386 projeta obras para a região de Soledade

Baixar Áudio por Nayam Franco

Além de obras, tarifa dos pedágios da rodovia deve sofrer reajuste ainda este mês

Foto: Divulgação

Há um ano a CCR ViaSul assinou o termo de concessão da BR-386 e desde 15 de fevereiro de 2019, dia da assunção, administra a rodovia. No início de fevereiro, a empresa anunciou o novo diretor que coordenará todo o processo desta concessão, Fausto Camilotti.

Em entrevista concedida para a Tua Rádio Cristal, Fausto falou sobre essa novidade assumindo a direção da empresa e também projetou as melhorias que deverão ser feitas na BR-386 e outras que já foram finalizadas em toda a área concedida à iniciativa privada.

O novo diretor começou falando que a CCR ViaSul planeja investir 9 bilhões de reais nos próximos 29 anos. São 5 bilhões dispostos para obras e 4 bilhões para a manutenção da rodovia.

"Eu participei da implantação do projeto, então também me envolvi com todos os movimentos que aconteceram até agora, eu já estava como gestor de atendimento e estou na empresa há 20 anos, sei a forma da CCR trabalhar", revelou.

Também em fevereiro, no dia 9, começaram as cobranças de pedágio na rodovia. As quatro praças localizadas na BR-386, em Victor Graeff, Fontoura Xavier, Paverama e Montenegro já estão em amplo funcionamento.

Fausto comentou que as equipes que trabalham nestas praças já vinham sendo treinadas desde janeiro para realizar o começo da cobrança e que nos últimos dias já estavam em operação assistida para ir treinando os funcionários, além de conscientizar os motoristas.

Com os valores arrecadados será possível dar seguimento as projeções de obras da CCR que já começam em 2020. Até então, segundo o diretor, estavam sendo feitas somente ações de manutenção da rodovia para atingir os parâmetros mínimos de trafegabilidade.

Camilotti afirmou que a primeira grande obra da BR-386 começará com o início à duplicação entre Lajeado e Marques de Souza em 2021, num trecho de 20,3 quilômetros, encerrando em 2022. Depois viriam trabalhos no trajeto de Fontoura Xavier a Soledade, em 25,6 quilômetros, entre 2023 e 2024; Soledade e Tio Hugo, com 30,5 quilômetros, durante 2024 e 2025; em 34,6 quilômetros; o mais extenso e complicado de todos, pois trata-se da região de Serra, com 54,9 quilômetros, entre os municípios de Marques de Souza a Fontoura Xavier, com estimativa de durar de 2026 a 2028; e por fim Tio Hugo e Carazinho, de 2029 a 2030.

Ele lembrou ainda que ainda neste mês de fevereiro deverá haver um reajuste tarifário a partir do dia 15. O reajuste deverá seguir o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2019 que ficou em 4,31%. Caso seja levado em conta essa porcentagem a tarifa de R$ 4,40 poderá passar para R$ 4,59.

Quem é o novo diretor

 

Fausto Camilotti está na CCR ViaSul desde a implantação da concessionária no Rio Grande do Sul, em fevereiro de 2019 e, anteriormente, participou da implementação da MSVia, concessionária responsável por 846 quilômetros da BR 163, rodovia que atravessa o Mato Grosso do Sul.

Além disso, atuou por 15 anos na CCR ViaOeste, que contempla o sistema Castello – Raposo, principal ligação entre a capital e o oeste paulista, e CCR Rodoanel, que administra o trecho oeste do anel viário Mario Covas, composto pelas rodovias Raposo Tavares, Catello Branco, Anhanguera, Bandeirantes e Régis Bittencourt.

Natural de Itu, São Paulo, é graduado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba e possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Instituto de Aperfeiçoamento Tecnológico (IAT) e Administração pela FVG, onde também concluiu dois MBAs – em Gestão de Pessoas e de Infraestrutura. Ele integra o Grupo desde 1999 e acumula vasta experiência nas áreas de Segurança Viária, Atendimento e Interação com o Cliente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

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