Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Chamar 192: novo aplicativo facilitará o acionamento do Samu em Soledade e região

Baixar Áudio por Nayam Franco

Aplicativo pode ser baixado em celulares para ser utilizado em todo o Rio Grande do Sul

Foto: Nayam Franco/Tua Rádio Cristal

Chamar uma ambulância para casos de urgência e emergência em território gaúcho agora pode ser realizado via aplicativo para celular. Disponível nas lojas de aplicativos para smartfones, o Chamar 192 – Samu permite que os cidadãos façam um cadastro prévio com nome completo, data de nascimento, sexo e locais favoritos, como casa e trabalho.

O aplicativo usa as informações cadastradas para agilizar o processo de regulação do Serviço Móvel de Urgência (Samu), no caso de alguma emergência. O médico que atender ao telefonema saberá previamente informações básicas e localização via GPS, diminuindo o tempo de resposta para a chegada da ambulância.

De acordo com a coordenadora do Samu em Soledade, Andressa Portella, com esse novo aplicativo o médico regulador que atender a ligação em Porto Alegre já terá as informações básicas do atendimento necessário e, principalmente, a localização exata do chamado.

Os médicos reguladores terão acesso aos dados pré-cadastrados no aplicativo e o uso do GPS para definir a localização da emergência através do aplicativo que já auxiliará em todos os âmbitos o atendimento da equipe em todas as regiões do estado.

Outro vantagem será a inibição de trotes, pois haverá uma identificação prévia que é obrigatória para a utilização do aplicativo Chamar 192.  Em 2018, mais de 90 mil telefonemas recebidos pelo 192 foram falsos chamados, correspondendo a 8,3% das ligações. Este ano, até o início de novembro, já foram aproximadamente 74 mil ligações falsas.

Andressa lembra ainda que será possível maximizar o trabalho do regulador em Porto Alegre, mas também para a equipe de Soledade que poderá verificar o local exato, bem como identificações prévias do que aconteceu.

No aplicativo há ainda uma lista de todos os atendimentos onde o Samu deverá ser chamado, bem como uma lista de casos onde o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência não deverá ser chamado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais