Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Dia do Advogado é celebrado em 11 de agosto

Baixar Áudio por Carolina Schmidt

Profissão é uma das mais antidas da sociedade

Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

Hoje, é comemorado o Dia do Advogado. O Direito é uma das profissões mais antigas na sociedade, pois já era exercido no período da Roma Antiga. O presidente da subseção da OAB de Soledade, Felipe Souza, fala sobre a carreira no Direito. Ele destaca que na Constituição Federal de 1988 diz que o advogado é essencial para a administração da justiça. “No entanto, é muito mais que isso. Ele precisa estar inserido nas questões da sociedade, preocupado com os problemas. Temos capacidade de ajudar a sociedade a tomar decisões. Vivemos em estado democrático de direito, o que fizemos é proibido e permitido por lei”, observa Souza.

Em relação aos desafios na área do Direito, Souza dia que hoje estão relacionados com as mudanças na tecnologia, a digitalização dos processos e os processos eletrônicos. “Muitos advogados, principalmente, os mais antigos ainda sentem uma dificuldade em relação ao assunto.” Um dos fatos que ele cita foi a publicação do novo Código Civil em 2006 que excluiu muitos profissionais da área, pois não conseguiram se adaptar com a nova sistemática.  Além disso, muitos também desistiram, a partir do mesmo ano, dos trabalhos na Justiça Federal e também na Justiça do Trabalho.

Quando o assunto é a lei, o fato dela ser interpretativa também é um desafio e gera debates. “É muito importante que os operadores do Direito sempre estarem atualizados e estudarem muito. É preciso estar bem preparado para atuar. Temos muitos estudiosos que dão luz para essa interpretação, às vezes, as pessoas podem não pensar que esteja correto, mas talvez seja a mais ajustada para aquele determinado assunto.”

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

A Subseção da OAB de Soledade realiza programação especial para celebrar a data. Desde sábado, atividades ocorrem em Soledade para marcar o Dia do Advogado como palestras, conversas e campanha do agasalho. Na noite desta quinta-feira, 11/08, haverá o jantar de confraternização para os advogados que fazem parte da OAB, a partir das 20h no La Traviatta.

Texto: Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal

Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais