Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Cogumelos colorem o Parque Rui Ortiz em Soledade

Baixar Áudio por Mariana Teixeira

Ao contrário do que bastante gente pensa, os cogumelos não são vegetais. Eles pertencem ao reino fungi, dos fungos. Existe uma infinidade de cogumelos comestíveis no mundo. Pesquisa de 2017 estima que existam entre 2,2 e 3,8 milhões de espécies de fungos no mundo, sendo que conhecemos apenas 120 mil delas.

Alguns cogumelos não são indicados para o consumo humano, por terem paladar ou odor desagradáveis, serem potencialmente psicoativos ou venenosos. Por isso, recomenda-se somente o consumo de cogumelos cultivados, já selecionados e seguros.

Em Soledade, cogumelos coloridos, de diversas formas e tamanhos, chamaram a atenção dos frequentadores do Parque Centenário Rui Ortiz, um deles, Paulo Diógenes de Quevedo Borges, que até comparou as colônias de cogumelo ao Mundo dos Smurfs, que usam os fungos coloridos como abrigos e habitações, este desenho tão famoso entre as crianças.

De acordo com Paulo Borges, o fato também aconteceu em outros locais. Postado por ele nas redes sociais, o assunto gerou comentários e polêmicas diversas, que destacou ainda mais os aspectos da beleza e integração com a natureza tão frágil e mutilada e os possíveis riscos com a sua toxidade e danos.

Em entrevista para a Tua Rádio Crsital, o colaborador do Jornal Folha de Soledade, buscou orientação e opinião de técnicos e especialistas sobre o assunto. “Busquei ouvir Engenheiros Agrónomos e Técnicos Agrícolas que praticamente chegaram nos mesmos conceitos. Segundo os especialistas o fato ocorre devido às variáveis das condições climáticas e da situação e composição do solo”, assinala Paulo Borges, que concluiu que o fenômeno é natural, formado uma simbiose que ocorre na raiz das plantas, semelhante ao que acontece na parte aérea das árvores, diferente só na forma e origem.

Já a toxidade dos cogumelos encontrados no Parque, é bem menor que o produzido pela floração dos Ligustros, estes sim de origem chinesa, que podem ser tóxicos ou alérgicos e que hoje estão distribuídos nas nossas praças e logradouros, bem como nas propriedades rurais de todo o Município, e precisam ser monitorados e controlados.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais