Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Prazo para colheita do pinhão está na reta final

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

Data limite, conforme especialistas, é o dia 15 de abril

Foto: Divulgação

Alguns especialistas acreditam que até o dia 15 de abril é a data limite para colheita do pinhão. Na região do Alto da Serra do Botucaraí, Fontoura Xavier é a referência, já que o município é considerada a terra do Pinhão.

Porém, com a chuva, a safra do pinhão neste ano em comparação ao ano passado, teve uma baixa. Conforme Antônio Valtair Backman dos Santos, produtor de pinhão na BR 386 em Fontoura Xavier, a produção sofreu uma queda na safra em 2024. “A redução é devido as condições climáticas”, disse.

Além do aspecto cultural, a colheita do pinhão também desempenha um papel importante na economia de algumas comunidades, gerando renda através da venda dos pinhões em feiras locais ou para a indústria alimentícia.

São 12 espécies de pinhões que são extraídos das pinhas e preparados de diversas maneiras na região. Desde simplesmente cozidos e servidos com sal até se tornarem pratos tradicionais da culinária.

A expectativa dos produtores da região é que em 2025 a safra seja superior, contando com o auxílio do tempo. “Teve anos que já vendi mais de 30 toneladas de pinhão, vamos torcer para que isso ocorra novamente”, comenta Antônio.

Na região as espécies de pinhão mais comuns são o pinhão macaco e pinhão branco. O tempo de colheita varia conforme a decisão do produtor. “Há quem escolha mais cedo, e outros mais tarde”, disse.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais