Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Município de Ibirapuitã decreta situação de emergência em razão das fortes chuvas das últimas semanas

por Larissa Silva de Oliveira

Os volumes de chuvas que caíram, ultrapassaram em muito as médias históricas registradas para o período, decreta Situação de Emergência.

A Prefeitura de Ibirapuitã, considerando que o Município foi atingido por chuvas intensas que ocorreram de 25 de maio até o dia 06 de junho do corrente ano, onde os acumulados, nesse período, apontam para um volume de 298 mm, tendo o dia 29 de maio como o dia em que as precipitações foram ainda mais intensas, num volume para aquele dia de 68 mm, conforme Laudo Pluviométrico da Emater, o que acarretou elevações dos níveis das águas dos rios e córregos. 

O Decreto Nº 3.197/2022 foi assinado pelo Prefeito José Nicolodi Provenci, na última terça-feira, 07 de junho.

A Administração Municipal ressalta que em função do evento adverso descrito, ou seja, fortes precipitações pluviométricas, houve prejuízos materiais expressivos para o Município, pois acarretou danos na infraestrutura pública na área rural afetada, principalmente no sistema viário, onde bueiros foram atingidos e danificados e as estradas municipais ficaram intrafegáveis e algumas, inclusive, interditadas.

Em razão dos danos acarretados na malha viária rural, foi necessário o Poder Público Municipal suspender as aulas na rede pública de ensino, no dia 30 de maio, tendo em vista os riscos de acidentalidade que as estradas apresentavam.

O levantamento da Secretaria da Agricultura e Emater local apontam que esta situação anormal decorrente de fortes chuvas havidas, causou prejuízos no setor da economia privada, uma vez que se constatou, com base em análises técnicas, perdas na produção da bacia leiteira.

O Executivo Municipal, na reparação dos problemas ocorridos, disponibilizou todos os recursos materiais e humanos de forma a mitigar os prejuízos e danos decorrentes da enxurrada, em cumprimento ao que dispõe o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil local.

As equipes da Secretaria de Obras e Viação trabalham incansavelmente para amenizar os problemas decorrentes do evento, pois todas as localidades do interior sofrem consequências das fortes chuvas.

A Administração Municipal pede a compreensão da comunidade neste momento complicado, pois em virtude dos danos nas estradas e bueiros, o fluxo normal de veículos particulares, veículos agrícolas e transporte de escolares, estão prejudicados, e os riscos de acidente são grandes.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Ibirapuitã

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais