Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Acadêmicos da faculdade de Direito da UPF participam de júri real em Soledade

Baixar Áudio por Nayam Franco

Julgamento de uma tentativa de homicídio foi acompanhado pelos acadêmicos de direito

Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

Os acadêmicos da faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo, Campus de Soledade, tiveram uma oportunidade ímpar na sua vida universitária: acompanhar um julgamento real em Soledade.

Como objetivo de fortalecer o aprendizado na área penal, a UPF Soledade reivindicou a realização de um júri real, fato que foi atendido pelo Poder Judiciário de Soledade, sendo promovido nesta terça-feira, 08/10, no auditório do Campus de Soledade.

O juri real foi em alusão a uma tentativa de homicídio registrada na comunidade de Fazenda Tarumã, no interior de Soledade, no dia 18 de outubro de 2009. A vítima foi João Maria Moraes da Silva e o réu Paulo Dilamar Paz.

Devido a ausência de provas, o Ministério Público representado pelo promotor Bill Jerônimo Scherer solicitou a absolvição do réu. A defesa representada pelo advogado Manoel Pedro Castanheira concordou com o MP, tendo em vista que seria um caso de legítima defesa.

O juri real foi presidido pelo juiz de Direito de Soledade, José Pedro Guimarães. Ao final do juri, depois de cinco horas, os jurados absolveram do réu.

"Eu fiz esse pedido há dois anos partindo do pressuposto de que os alunos gostam de vivenciar um juri. Entramos em contato com o Ministério Público e o Judiciário que acharam bacana a ideia para se aproximar da esfera acadêmica. A tendência dos alunos de apreciarem esse tipo de evento na universidade foi comprovada nesta terça", avaliou a coordenadora do Serviço de Assistência Jurídica, o Sajur, Cristiane Beuren de Vasconcelos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais