Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Corsan trabalha para retorno do abastecimento de água em Soledade

Baixar Áudio por Leticia Nunes

Parte dos bairros Centro, Farroupilha, Botucaraí, Missões e Fontes, enfrentam o problema

Camilla Mello, chefe da unidade de saneamento da Corsan em Soledade.
Foto: Letícia Nunes/Tua Rádio Cristal.

Parte da população da cidade de Soledade enfrenta desde a noite desta quarta-feira, 08/01, o desabastecimento de água. Conforme Camila Mello, chefe da unidade de saneamento da Corsan em Soledade, o forte calor e o alto consumo de água, vivenciado nos últimos dias, ocasionaram a queima do sistema de bombeamento, na captação localizada no Rio Espraiado.

“O nosso grupo de maior vazão acabou estragando ainda no sábado e como temos dois grupos de motor e bomba, ficou operando somente o de menor vazão, por isso, não houve a falta. Só que como estávamos com o grupo de menor vazão em funcionamento, devido ao calor e o consumo elevado, este último sistema também foi danificado”, ressalta Camila.

A gerente ainda informou que as equipes de Passo Fundo e Carazinho, foram acionadas e o conserto das bombas e motores já ocorreu.

“Estamos trabalhando para o retorno à tarde, porém, não se descarta a possibilidade de voltarmos com o abastecimento por volta das 22h, desta quinta-feira, 09/01, isso em função de que o consumo normal diário da população soledadense está acima dos 5 milhões de litros e hoje ultrapassa os 7 milhões, por isso temos de encher os nossos reservatórios duas vezes e meia ao dia. Se ligarmos as bombas agora às 14 ou às 15h, corremos o risco de que falte novamente no final da tarde. Então trabalhamos com a previsão da água voltar mais tarde para que não acabe”.  

Camila deixa o alerta de que, momentaneamente, a Corsan em Soledade, não trabalha com a possibilidade de racionamento de água, contudo lembra os munícipes da importância da economia e o uso racional deste bem.

“Acredito que temos de colocar a mão na consciência, e fazermos o uso racional da água, com atitudes simples já conseguimos evitar o desperdício, como: tomar banhos mais curtos, evitar lavar calçadas e carros, com a utilização de mangueira e preferir o balde, enfim. O que percebemos também é uso acentuado de piscinas de plástico e por isso é importante que após o enchimento destes utensílios, as pessoas os tapem para que a água não seja trocada por várias vezes”.  

No momento, conforme a gerente da Corsan em Soledade, parte dos bairros Centro, Farroupilha, Botucaraí, Missões e Fontes, enfrentam o desabastecimento, o que representa, em torno de 30% da cidade.

  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais