Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Integrantes do Lions Clube e da Associação Ciclo de Soledade orientam sobre conscientização no trânsito

Baixar Áudio por Marlusa Oliveira

Ao participarem da programação da Tua Rádio Cristal na manhã desta quarta-feira, 08/12, trouxeram à tona um assunto em questão – o ciclismo: quais os desafios enfrentados diante da prática da atividade?

Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

É notório que o assunto trânsito quando à tona trazido ganha diversas formas de debates e análises, pois trata-se de um assunto multidisciplinar, amplo.

Para que tal tópico seja tratado de forma consciente, humanizada e sensibilizada, o Lions Clube Soledade, em parceria com a Tua Rádio Cristal, Rede Maisnova e Sicredi Botucaraí RS/MG propuseram-se a realizar uma campanha de conscientização.

A ideia é de que todos possam ter espaço para dialogar e planejar ações de proteção para todos, de modo coletivo e igualitário. Embasados neste ponto de vista, os integrantes do clube de serviços, Edelvi Graff e Romildo Rocha, acompanhados por Paulo Pasquetti e Paulo Pedroso, presidente e vice-presidente da Associação Ciclo Soledade, respectivamente, visitaram os estúdios da Tua Rádio Cristal na manhã desta quarta-feira, 08/12, para abordar o tema ciclismo.

Tal atividade, que ganha diariamente mais expansão, é vista para alguns como um hobby, para outros, como uma forma de necessidade própria de transporte. Seja como for, cabe destacar que trata-se de um modo de deslocamento que envolve bicicletas e especialmente respeito, tanto por parte das pessoas que da atividade usufruem, quanto dos demais motoristas. E um ciclo de direitos e deveres entre ambas as partes devem existir.  

Educação, conscientização e respeito no âmbito de tal segmento devem ser fomentados. Por parte dos ciclistas, cabe salientar a importância do uso de equipamentos seguros para prática do esporte, sinalização adequada, roupas confortáveis e cuidado entre os espaços de deslocamento, seja em ruas ou rodovias, pois mesmo que as ciclovias correspondam a um modo de segurança de tais pessoas, não são todos os lugares que contam com tal feito.

“Minha ação individual influencia as ações do coletivo”, lembra o presidente do Lions Clube Soledade, Edelvi Graff Vieira.

Para Paulo Pasquetti, presidente da Associação Ciclo Soledade, sensibilidade é um dos pontos que devem com exatidão orientar a organização no trânsito, fazendo deste, um espaço seguro e respeitável.

Em outras palavras, “o ciclismo é essencial e uma forma bela, tanto quando como forma de entretenimento, quanto de necessidade de locomoção”, menciona Paulo Pedroso, vice-presidente da Associação Ciclo Soledade.

Romildo Rocha por sua vez, lembra que o tempo é o mesmo para todos – tanto para ciclistas, motoristas ou quaisquer outros membros envoltos no amplo espaço de trafegabilidade. Ou seja, em suas palavras, a empatia para com o outro é fundamental.

“O tempo é o mesmo para todos, esperar é um ato que dura pouco e pode salvar uma ou várias vidas”, alerta Rocha.

Ouça a notícia completa no player acima, com destaque para os pontos enfatizados pelos convidados do programa Temática desta quarta-feira, 08/12. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais