Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Começa campanha de vacinação da poliomelite e multivacina em Soledade

por Carolina Schmidt

Aplicação das doses também será a nível nacional

Foto: Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal

Nesta segunda-feira, 08/08, começa a campanha da Multivacinação e da Poliomelite no Brasil. O encerramento será em 9 de setembro. Em Soledade, a aplicação das doses ocorrerá em todas as unidades de saúde do município e sala de vacinação central das 7h30min até as 11h30min e das 13h até as 17h.

A secretária de Saúde de Soledade, Edinara França, destaca que a multivacina é uma atualização da caderneta das crianças de zero a 15 anos incompletos. Algumas vacinas são novas e fazem parte do calendário vacinal, por isso, é importante que o público-alvo compareça nos postos com a carteira de vacinação.

Já a campanha da poliomelite é para crianças de zero a cinco anos. “Todos precisam fazer, independente de já terem feito em anos anteriores. É dose única e é preciso que todos ao pais levem os filhos”, cita Edinara.

No dia 13 de agosto, haverá uma ação na feira do agricultor na praça de Soledade para vacinar. Além das doses da campanha, também serão aplicadas vacinas do coronavírus em adultos. Será das 8h até as 16h. O dia D da campanha da multivacinação e da poliomelite será em 20 de agosto, em um sábado. O atendimento será em todas as unidades de saúde e sala central de vacinação durante o dia.

A vacinação é necessária, pois muitas doenças ainda não foram erradicadas. “Muitas dessas doenças da campanha já tem aparecido novamente. São enfermidades que com a vacina conseguimos evitar.”

NOVA COORDENAÇÃO DO SAMU EM SOLEDADE

O Samu de Soledade vai contar com nova coordenação. Luana Haiske assume, hoje,  no lugar de Andressa Portela. Conforme Edinara, já foi encaminhada a documentação da profissional. “O Samu tem exigência específica para conseguir habilitação no estado, não é apenas o município contratar. Tem questões específicas que o profissional precisa ter como determinados cursos e especialidade em urgência e emergência, além de experiência de dois anos na área no mínimo”, afirma a secretária municipal da saúde.

Na semana passada, veio a confirmação de que Luana está apta a assumir a função de coordenadora do Samu em Soledade com a carga horária de 20 horas. Além disso, a enfermeira vai exercer atividades no Hospital Frei Clemente. ‘Ela tem um currículo muito bom e vem para agregar.”

VACINAÇÃO CORONAVÍRUS

A partir de hoje, a vacinação do coronavírus que antes era no Centro Clínico, passa a ser realizada junto da UBS Farrapos para pessoas com 11 anos completos ou mais da primeira, segunda, terceira e quarta dose. “Todos com 40 anos ou mais e também profissionais da saúde podem estar procurando. Já crianças de três até 10 anos, mantemos a vacinação na sala de vacinas enquanto durar a campanha da multivacinação e pólios. Ao mesmo tempo que elas fazem as doses do covid, já podem aplicar as da campanha. Essa mudança para as crianças é esse mês”, ressalta Edinara.

Texto e fotos: Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais