Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

5ª Delegacia da Receita Estadual possui 47% do IPVA 2024 quitado

por Luiz Alberto Reis Neto

O município de Soledade faz parte desta região

Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul já contabiliza 1,7 milhão de veículos com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 quitado. Esse número equivale a 45,3% da frota tributável – ou seja, que efetivamente paga imposto –, que é de 3,8 milhões de automóveis. Os dados foram contabilizados pela Receita Estadual até o dia 29/02. Até o fim de janeiro, o índice de veículos com o imposto pago estava em 40,7%.

Até o momento, ingressaram nos cofres gaúchos R$ 2,6 bilhões, o que corresponde a 52,31% da expectativa de arrecadação. Esse valor é a soma do pagamento antecipado à vista e da quitação das duas primeiras parcelas do imposto, no caso de quem optou pelo fracionamento.

Os recursos do IPVA são repartidos igualmente entre Estado e municípios, depois de descontados os 20% referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Para detalhar ainda mais os dados, a Secretaria da Fazenda preparou um resumo de como está a quitação por região. As informações foram agrupadas por delegacias da Receita Estadual, que abrangem diferentes áreas do Estado.

A que registra o maior percentual de veículos com o IPVA 2024 pago é a de Lajeado, que abarca 42 municípios. Forquetinha, no Vale do Taquari, tem o melhor resultado dentre as 497 cidades gaúchas. A região com o menor índice é a de Canoas.

Na área de 5ª Delegacia, com sede em Passo Fundo, onde Soledade está inserida, o total de veículos que já têm registro do imposto quitado é de 142,7 mil, equivalente a 47,15% do esperado. A região conta com 83 municípios. Nova Boa Vista tem 70,51%, seguida por Nova Alvorada, Montauri, Coqueiros do Sul e Casca.

No mês de março, o desconto é de 1% no pagamento do IPVA, tanto para a quitação integral quanto para a parcela. A redução máxima no mês pode chegar a 20,8%, considerando os descontos de Bom Motorista e de Bom Cidadão. O prazo para aderir ao parcelamento já terminou. A data de vencimento por placa se encerra em abril.

Para pagar, é preciso apresentar o código Renavam e a placa do carro nos bancos da rede credenciada: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal. Também há a opção de pagamento por Pix. Junto com o IPVA, é possível quitar a taxa de licenciamento e as multas de trânsito.

Texto: Rádio Planalto

Foto: Reprodução/Internet

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais