Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Prazo para o alistamento no serviço militar para nascidos em 2001 teve início em janeiro de 2019

por Marcus Vinicius Prates de Souza

O não comparecimento dentro dos prazos previstos pode acarretar em multa além de outras restrições

Secretária da junta está a disposição para tirar qualquer dúvida dos jovens
Foto: Marcos Vinícius/Tua Rádio Cristal

O prazo para o alistamento no serviço militar de 2019 já começou e o jovem que nasceu em 2001 deve fazer o registro no site alistamento.eb.mil.br, ou se não tiver como fazer, pode comparecer na Junta de Serviço Militar de sua cidade.

O alistamento pode ser feito até o último dia útil do mês de junho e é necessário que o jovem tenha um número de CPF para validar as informações. Aqueles que não possuem CPF devem levar a certidão de nascimento, um comprovante de residência e a identidade para a Junta Militar.

Os convocados vão passar por uma seleção entre julho e outubro, em Soledade quase sempre no mês de setembro, e, depois, vão receber o treinamento nos quartéis do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica.

Caso o jovem perca o prazo para se alistar, é preciso procurar a Junta Militar para quitar a multa de R$ 4,14. Além disso, quem ficar irregular com o serviço militar fica impedido de assumir cargo público, tirar passaporte e se matricular em instituições de ensino, além de ter restrições em seu CPF.

De acordo com o coordenadora da Junta do Serviço Militar de Soledade, Jaqueline Rodrigues existem situações específicas em que os rapazes podem ser dispensados do alistamento, como por exemplo, ser o único responsável pelo sustento da família,  ou seja, arrimo dos pais, ou então se a pessoa tiver alguma necessidade especial.

Ouça a entrevista com Jaqueline Rodrigues, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais