Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Plantio da soja em Soledade está praticamente encerrado

Baixar Áudio por Nayam Franco

Poucos produtores ainda não plantaram a soja que foi majoritariamente posta no mês de novembro

Foto: Divulgação

O plantio da soja em Soledade está na reta final. O início da cultura aconteceu ainda em outubro e teve em novembro o seu principal momento na nossa região, faltando poucas lavouras receber a soja.

É isso que explica o engenheiro agrônomo da Emater/Ascar de Soledade, Roger Terra de Moraes. Em entrevista para a Tua Rádio Cristal, ele explicou como foi o plantio em Soledade, as dificuldades e o que vem pela frente.

"O plantio a gente está praticamente dando por encerrado" afirma Roger ainda no começo na sua fala. Algumas poucas lavouras ainda não foram plantadas, mas a Emater já estima que o plantio esse ano está praticamente concluído.

Roger separa o plantio de 2019 em três etapas: outubro, segunda quinzena de novembro e início de dezembro. Segundo ele, o primeiro momento diz respeito ao final de outubro e início de novembro que foi muito chuvoso em nossa região.

"O produtor começou em outubro no momento que abriu o calendário e 15% a 20% foi plantado neste momento, esse plantio foi interrompido em virtude da chuva", revelou.

O segundo momento acontece logo após o período chuvoso, marcado pelo início da segunda quinzena de novembro. "A segunda quinzena de novembro foi responsável por 70% a 80% do plantio neste ano e, no terceiro momento, ou seja, nos últimos dias, temos esse pouquinho que ficou pra trás", contou Roger.

Para o engenheiro agrônomo, o comparativo em relação a 2018 é muito favorável a este ano. "Em 2018, novembro foi muito chuvoso e as temperaturas muito baixas, o produtor teve que fazer bastante replante e o plantio foi muito conturbado", explicou.

Esse ano, de acordo com ele, foi muito diferente. "Vínhamos calejados e com medo do ano passado, mas houve chuvas intercaladas em momentos cruciais em que a operação foi muito importante para a cultura. As lavouras estão uniformes, o plantio em 2019 podemos considerar muito bom", pontuou.

Quanto as projeções da safra, Roger finalizou dizendo que a expectativa é boa, visto que, uma boa colheita se inicia com um bom plantio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais