Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Castelinho de Soledade passará a se chamar Espaço Cultural Remí Morais de Oliveira

por Nayam Franco

Vítima de câncer, Remí ficou conhecida pelos serviços dedicados a Educação regional

Homenagem será feita no sábado, 16/12
Foto: Dionatan Lamonato/Tua Rádio Cristal

O antigo Castelinho localizado na Praça Olmiro Ferreira Porto em Soledade passará a se chamar "Espaço Cultural Remí Morais de Oliveira". A denominação veio através de aprovação na sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Soledade em decisão unânime.

Remí trabalhou em Soledade e Ibirapuitã como professora, diretora e secretária municipal da Educação de ambos os municípios, deixando sua marca por onde passou.

Em Soledade, atuou na rede estadual, privada e também na Universidade de Passo Fundo, lecionando para cursos de pedagogia e licenciatura. A homenageada era conhecida pelas aulas na região de ciências sociais, história e geografia, e chegou a atuar na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Ainda quando atuava com a Secretaria da Educação, Remí foi diagnosticada com câncer de mama que o enfrentou de frente, tendo até ido morar em Porto Alegre para ficar mais próxima do tratamento.

Na Capital, Remí participou do Grupo Oncoarte, grupo formado por pacientes que passaram ou passam por um diagnóstico e tratamento de câncer. Tendo atuado em Soledade com o grupo, visando levar uma mensagem de solidariedade, encorajamento, desmistificação, enfrentamento e conquistas frente a patologia tão perturbadora.

Após receber alta médica em Porto Alegre, veio novamente para Soledade, onde frequentou o Núcleo De Cavalarianas Paladinas de Soledade e continuou a participar da Academia Soledadense de Letras, entidade autora da proposta de alteração do nome do Castelinho em homenagem à Remí.

Remí acabou morrendo em outubro de 2016, vítima do câncer de mama, deixando saudades naqueles que a conheciam, amigos, alunos e familiares.

De acordo com Maria Beatriz Chini Eifert, presidente da Academia, muito mais que companheira de ASL, Remí foi uma amiga muito próxima que era querida por todos que a conheciam, pelo carisma e também pela competência profissional.

Uma solenidade será realizada no sábado, 16/12, às 18h, marcará a denominação do antigo Castelinho para" Espaço Cultural Remí Morais de Oliveira".

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais