Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

IBGE confirma transferência do Censo Demográfico do Brasil para 2021

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Coleta de dados em 2021 iniciará em 01 de agosto

Jorge Bilhar deu detalhes sobre o Censo
Foto: Tua Rádio Cristal

A epidemia de coronavírus no país levou o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) a transferir para 2021 a realização do Censo Demográfico que estava previsto para ter início em 01/08/2020.

A coleta de dados do levantamento censitário em todos os lares brasileiros terá início em 01/08/2021, com duração de três meses.

Jorge Benhur Bilhar, coordenador regional do IBGE, com sede em Passo Fundo, informou que no ano de 1990 ocorreu situação semelhante, quando o censo foi realizado somente em 1991, onde os indicadores sociais dos municípios e o fundo de participação foram feitos através de estimativas.

Dentre as estimativas estão inúmeras variáveis como, por exemplo, investimentos do município, geração de empregos, nascimentos e a mobilidade das pessoas que se concentram na cidade e no interior, e é em cima destas variáveis que o IBGE chega a um resultado onde é gerado o Fundo de Participação.

Bilhar disse ainda que a verba que seria para a realização do Censo, foi destinada para o combate ao coronavírus, a Covid-19.

Outra informação do coordenador é de que o órgão cancelou o processo seletivo já aberto para a contratação de mais de 200 mil trabalhadores temporários, que teria provas nos dias 17 e 24/05 para as vagas de recenseadores e supervisores.

Bilhar também deixou claro que os candidatos que fizeram o pagamento da inscrição no concurso serão reembolsados, conforme orientações que serão divulgadas posteriormente.

Por fim, Bilhar informou que o posto de trabalho existente em Soledade permanecerá aberto até segunda ordem, e que a coordenadora de subárea ficará trabalhando internamente até que uma decisão seja tomada sobre a mesma.

Ouça a entrevista com Jorge Benhur Bilhar, na íntegra, no player de áudio acima.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais