Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

INSS não irá suspender benefício de seus segurados

por Luiz Alberto Reis Neto

O órgão está em busca de mais bases de dados para ampliar o cruzamento de informações.

Foto: Divulgação

Os segurados no INSS, nascidos em janeiro e fevereiro que não tiveram seus dados validados durante o cruzamento de informações, foram surpreendidos por um comunicado enviado ao aplicativo “Meu INSS” e pela rede bancária. Com isso, muitos aposentados e pensionistas foram até a agência para realizar a prova de vida com receio de que o seu benefício fosse cortado.

“Após a pandemia, a responsabilidade em comprovar que o cidadão está vivo é do INSS. Através da verificação de cadastros fidedignos como dados vacinais ou quem compareceu votar nas eleições, já se tem a comprovação da prova de vida através dessa movimentação. Então o segurando não precisa ir até a agência”, esclareceu Leno Goulart, gerente da agência do INSS em Soledade.

Cabe ressaltar que esse comunicado estava previsto na rotina para dar conhecimento ao aposentado e pensionista que ainda não foi encontrado em base de dados, por isso a comprovação de vida não foi confirmada.

“Somente quando esgotar todas as possibilidades de não encontrarmos a pessoa que o benefício será cortado. A solicitação é verificar se o nome está na lista, se estiver, a prova de vida deve ser realizada através do banco que a pessoa recebe, pelo aplicativo ou no terminal de atendimento. Não precisa ir na agência, se houver alguma notificação, o INSS entra em contato”, alertou Leno.

Importante: o cruzamento de dados do beneficiário do INSS com as informações na base do governo é necessário. Para não suspender benefícios aleatoriamente, como foi feito no passado, o INSS está em busca de mais bases de dados com diversos órgãos para ampliar o cruzamento de informações.

Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal

Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais