Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Prorrogada a vacinação contra a febre aftosa até o dia 10 de dezembro

por Nayam Franco

O produtor tem até o dia 17 de dezembro para comprovar a vacinação

Foto: Divulgação

Em decorrência da baixa procura pela vacina contra a febre aftosa, a vacinação da segunda etapa de vacinação da febre aftosa no estado foi prorrogada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação.

Em Soledade cerca de 86% do gado e 75% das propriedades cadastradas foram vacinadas, um índice considerado alto, visto que o desejável é 90%.

"A prorrogação foi importante porque como teve dificuldades dos produtores conseguirem essa vacina, a vantagem pra nós é que as distribuidoras conseguiram um estoque maior para mandar pras agropecuárias e assim a gente vai conseguir manter o gado vacinado no estado", relatou Lucas Alves, veterinária da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Soledade.

O produtor tem até o dia 10 de dezembro pra comprar a vacina. Se passar desse prazo ele não consegue mais comprar a vacina sem a autorização da Inspetoria. Além disso, o produtor tem até 17 de dezembro pra levar a nota na Inspetoria comprovando que comprou a vacina.

São duas infrações: uma por não vacinar e outra por não comprovar a vacinação. Todas elas partem de R$ 1.200 reais, com acréscimo por animal.

"A ideia do produtor que ele tem que ter, é de vacinar o gado por prevenção. O Rio Grande do Sul não tem caso de aftosa desde 2003, então é justamente por fazerem a vacina que a gente não tem mais a doença", relatou Lucas.

Ouça o que disse Lucas Alves, veterinária da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Soledade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais