Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Roteiro Caminhos Preciosos é lançado em Soledade

por Nayam Franco

Evento marcou o início de uma nova etapa do Turismo Rural em Soledade

Emater organizou o evento para lançamento da atividade
Foto: Paulo Griniuca/Tua Rádio Cristal

Com a presença de grande público e de lideranças locais, foi realizado no sábado (02/12), no Salão da Comunidade de São Sebastião, o lançamento do Roteiro de Turismo Rural Caminhos Preciosos, com um Café com Morango. O Roteiro percorre cinco propriedades rurais do interior do município, além do Museu da Pedra e Mineralogia e do Shopping das Joias que marcam, respectivamente, o início e o fim do percurso.

A ideia do Roteiro surgiu pelos agricultores que procuraram na Emater/RS-Ascar apoio para a execução do Projeto e que recebeu apoio da Prefeitura de Soledade, Senar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). O Roteiro Caminhos Preciosos tem por objetivo estimular o turismo rural como alternativa de renda e valorização do meio rural. “Hoje é um dia muito importante para nós empreendedores. Depois de tantos desafios estamos inaugurando o nosso roteiro e fazendo com que o meio rural seja um lugar de se viver dignamente, com agregação de valor nos produtos da agricultura e também colaborando com o desenvolvimento do município. Nesse processo a Emater para nós foi excelente, nos apoiou desde o início”, frisou a agricultura e proprietária de um dos empreendimentos que integram o roteiro, Janice Josema Jacoby Schultz.

A extensionista social e chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Soledade, Juliane Pires da Conceição, destacou a aceitação do Roteiro pela população. “O projeto está sendo tão bem aceito que já há várias pessoas interessadas, buscando informações, realizando agendamentos antes mesmo do seu lançamento. Isso é um sinal de sucesso. Estamos muito felizes porque atingimos o objetivo máximo do Turismo que é a geração de renda e a valorização do meio rural”, frisou Juliane.

O lançamento do roteiro integrou a programação do “Natal Brilha Soledade” e contou com a participação do prefeito e da vice-prefeita, Paulo Ricardo Cattaneo e Marilda Borges Coberlini. “Graças aos produtores rurais estamos dando início ao ‘Roteiro Caminhos Preciosos’. Parabéns a Soledade por ter pessoas que sabem que é batalhando que realizamos nossos sonhos! Parabéns aos empreendedores e parceiros envolvidos nessa ação!”, felicitou o prefeito.

O Roteiro Caminhos Preciosos é realizado por meio de agendamentos através dos telefones (54) 9 9921-7886 com Ritiele ou (54) 9 9180-6335 com Dióle.

Conheça o Roteiro

O Roteiro de Turismo Rural Caminhos Preciosos tem início no Museu da Pedra e Mineralogia Egisto Dal Santo, localizado no Parque de Exposições Centenário Rui Ortiz, onde visitam a Gruta Nossa Senhora da Soledade, observam as exposições de fotografias e de minerais, gemas e joias. Em seguida os turistas iniciam o percurso até as propriedades rurais. A primeira é o “Sítio Vô Eugênio”, na Comunidade de Rincão dos Lautert, onde são realizados passeios de charrete e cavalo, degustações, passeio pelo “Caminho das Noivas” e pela cachoeira.

A segunda propriedade rural está localizada na comunidade de Posse Godoy, onde é realizada a visita à Agroindústria Sabores do Dia-a-dia, com degustação de salgados e comercialização de produtos da Agricultura Familiar. A terceira parada é no Camping do Zecão, na comunidade de Passo do Diniz. Entre as atrações está o almoço típico com produtos cultivados na propriedade rural, passeios de pônei, rio e cachoeira.

Após o almoço, o trajeto continua na comunidade de São Sebastião, na RV Morangos e na Agroindústria O Casarão. Na primeira o público é convidado a degustar morangos, sucos e caipirinha produzidos com a fruta que é uma das principais atividades desenvolvidas. Além disso, é possível adquirir geleias, licores e artesanato. Na Agroindústria O Casarão os visitantes participam de um café colonial e podem adquirir produtos da Agroindústria Familiar, resgatando a cultura e a culinária alemã. O Roteiro encerra no Shopping das Joias onde os turistas podem adquirir joias, bijuterias e artefatos em pedras.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais