Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Campanha do município de Soledade prioriza o recolhimento do óleo de cozinha

por Nayam Franco

Um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água

Escolas de Soledade estão engajadas na campanha.
Foto: Divulgação

É do conhecimento de todos que o óleo misturado com a água pode provocar sérios prejuízos ambientais. Diariamente, em escolas, hospitais, restaurantes e residências o óleo de cozinha é utilizado na preparação de alimentos em geral. O óleo é uma mistura de substâncias e assim, sempre que entra em contato com a água, eles ficam separados em virtude da diferença da densidade.

Muita gente tem por costume descartar esse óleo no meio ambiente, sem lembrar que um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água. "Então esse óleo depositado incorretamente contamina o meio ambiente, geralmente toda a água vai para os rios, onde contamina os peixes, a fauna e a flora do nosso município, região e Brasil", destacou Caroline Leite, coordenadora do Departamento de Meio Ambiente de Soledade.

Pensando nisso Soledade aderiu a campanha "Soledade Limpa", onde um dos eixos é o recolhimento do óleo de cozinha. Diversas escolas do município aderiram ao projeto, além do Hospital de Caridade Frei Clemente.

O projeto funciona da seguinte forma. Para cada instituição é doada uma bombona, onde os alunos, pais, professores e até a comunidade que mora no entorno das escolas pode levar o óleo em algum recipiente e depositar neste local. Posteriormente o óleo será encaminhado para uma empresa de Arroio do Meio que fará a troca em material escolar ou detergente de louça.

Ouça o que disse a coordenadora do Departamento de Meio Ambiente de Soledade, Caroline Leite, clicando no player acima. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais