Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Quatro de Agosto é Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer

Baixar Áudio por Carolina Schmidt

Médica fala sobre prevenção e dados

Foto: Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal

Neste quatro de agosto, é celebrado o Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer. A médica clínica geral de Soledade, Cassieli Paludo Colombo, observa que o desafio da prevenção por meio de campanhas é a adesão da população. “Sabemos que há exames de rastreamento, mas ainda é baixa a busca. Além disso, cuidar de hábitos como não beber, não fumar, buscar atividades físicas, manter alimentação saudável e cuidar com a exposição ao sol.”

Ela lembra que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) cita que de 80 a 90% dos casos de câncer estão relacionados cos os hábitos negativos.

No Sistema Único de Saúde, há exames gratuitos para a prevenção como o de colo do útero e mamografia para a mulher. Para os homens, há exames que previnem sobre o câncer de próstata.

Em relação aos tipos da doença, no sexo masculino o câncer de próstata, intestino e pulmão são os mais comuns. Nas mulheres, são de mama, colo de útero e intestino. “Porém a mortalidade é diferente. Neles o de pulmão é o que mais mata e nas mulheres é o de mama. Temos que cuidar e diagnosticar cedo. Não é procurar o especialista logo, mas o médico que te acompanha para te orientar a ir adiante se for o caso”, cita a médica.

Cassieli observa que quanto mais precoce descobrir a doença, a chance é maior de cura e de sucesso no tratamento. “Muitas vezes se descobre a doença mais tarde, ameniza os sintomas, mas nem sempre consegue curar. Temos hoje avanços que mostram que buscar exames preventivos é muito importante. A Medicina evoluiu muito.”

Texto e foto: Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais