Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Prazo da vacinação contra febre aftosa é prorrogado até o dia 15 de junho em Soledade

por Nayam Franco

Em Soledade, pecuaristas devem vacinar seus animais e comprovarem na Inspetoria Veterinária

Vacina deve ser feita para continuar com ausência da febre no RS
Foto: Seapec

A atual etapa de vacinação conta a febre aftosa, com previsão inicial de encerramento para o dia 31 de maio foi prorrogada até o próximo dia 15 de junho. A prorrogação atendeu um pedido dos estados e foi acatado pelo Ministério da Agricultura.

Para o inspetor veterinário da Inspetoria Veterinária de Soledade, Lucas Alves, no final da campanha previsto para o dia 31 de maio, a meta é que as regionais estivessem com o número de 90%, no entanto, isso não foi possível devido a diversas dificuldades com o abastecimento de veículos.

"Aqui em Soledade, era para estarmos com 90%, mas ainda estamos em 70% e pior, na região, ainda estamos com 60%, com essa prorrogação, a busca pela meta será mais acessível", enfatizou Lucas, lembrando que com a greve dos caminhoneiros, muitos produtores ficaram com receio de vir para a cidade e ficar sem combustível.

"A nossa comprovação de vacina é quando o produtor apresenta a nota fiscal da compra dela, mas orientamos que ele de fato, não só compre, como faça a vacinação no animal. Depois da campanha, faremos visitas aleatórias direto na propriedade para conferir", lembrou o inspetor.

No Estado, a Secretaria da Agricultura encaminhou o pedido ao Ministério da Agricultura que, em razão dos problemas decorrentes da greve dos caminhoneiros, decidiu autorizar a prorrogação em todo o país.

Conforme orientação, o produtor que ainda não vacinou seu rebanho deve procurar as casas agropecuárias para adquirir as doses necessárias, não havendo doações de vacinas e podendo até serem racionadas e divididas por produtores que não possuem muitos animais.

Conjuntamente à aplicação da vacina, o produtor deve fazer a 'declaração anual de rebanho', cujo prazo de entrega também foi prorrogado por 15 dias. O não cumprimento destas exigências poderá acarretar penalizações.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais