Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Segurança e Uergs são as demandas mais votadas na Consulta Popular na região de Soledade

por Nayam Franco

Demandas tiveram pouco mais de cem votos de diferença no Corede Botucaraí

Consulta Popular foi encerrada na última semana
Foto: Divulgação/Consulta Popular

O Corede do Alto da Serra do Botucaraí divulgou os primeiros números referentes a Consulta Popular 2018 na região de Soledade. O número de votantes cresceu significativamente de 56,3% em um ano, passando de 15.766 para 24.649 votantes.

Para Idioney Oliveira Vieira, presidente do Corede Botucaraí, destaca-se também que a região de Soledade é a terceira, entre as 28, que mais mobilizou a comunidade para votos, como por exemplo Tio Hugo que 46% do eleitorado votou na Consulta Popular.

Em Soledade, 40% do eleitorado apto votou na Consulta Popular 2018, número que dobrou da última Consulta Popular. Foram 8.098 votos em Soledade, 7.587 válidos, após 511 terem sido nulos.

O menor percentual de votantes aconteceu em Lagoão. Com 314 votos, 278 válidos, representando 7% da população lagoense. O município com menor número de votos este ano foi Nicolau Vergueiro com 217 votos.

Já quanto as demandas, a votação foi acirrada pelo primeiro lugar. A Segurança Pública ficou com o maior índice de votação em um total de 5.782 votos, contra 5.658 da Uergs que ficou com a segunda posição no número de votos. A terceira mais votada e que também receberá verbas é a área da saúde com 4.747 votos.

Com isso, a distribuição será feita de R$ 1.249.182,06 para o reaparelhamento dos órgãos de segurança; R$ 936.886,55 para a Uergs realizar um projeto de modernização de desenvolvimento da Educação Superior Pública e esse mesmo valor para a ampliação, reforma, aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS. Somente receberão os recursos os municípios que se elegeram nas demandas.

Desta forma, Soledade e Fontoura Xavier foram os únicos que se classificaram dentro dos percentuais para a distribuição das três demandas, no entanto, como uma das votações foi para a Uergs, Fontoura não deverá receber essa verba e sim a universidade.

Barros Cassal, Campos Borges, Espumoso, São José do Herval e Tio Hugo se classificaram em duas das três, todas na área da Segurança. Nicolau Vergueiro (Saúde), Mormaço (Segurança) e Alto Alegre (Segurança) se classificaram somente em uma demanda. Lagoão, Jacuizinho e Victor Graeff não se classificaram em nenhuma das três demandas eleitas e não deverão receber recursos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais