Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Corpo de Bombeiros de Soledade realiza semana de prevenção contra incêndios

por Nayam Franco

Trabalhos voltados diretamente com a comunidade serão realizados ao longo da semana

Brigada Militar mirim visitou a Corporação nesta terça
Foto: Rodolfo Tatim/Tua Rádio Cristal

A Corporação de Bombeiros Militar de Soledade realiza nesta semana de 2 a 7 de julho, a Semana de Prevenção contra o Incêndios. O evento é alusivo ao dia 2 de julho, o Dia Nacional do Bombeiro, e diversas atividades serão desenvolvidas ao longo da semana.

Conforme o soldado Jackson Melo, a Corporação está sempre aberta para a comunidade para tirar dúvidas ou pedir ajuda, e nesta semana, os bombeiros irão nas escolas para de fato, realizar uma conscientização com as crianças, além de receber projetos sociais no quartel.

"O objetivo é tornar a população mais consciente sobre incêndios e ajudar os bombeiros a preveni-los", enfatizou Jackson. A corporação também realizar diversas diligências em empresas e boates soledadenses.

Principais dicas passadas pela Corporação

1 - Em caso de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros através do telefone de emergência 193, informando o endereço completo e informações que forem solicitadas pelo atendente.

Colabore com a educação de nossas crianças, desestimulando o trote, pois ele pode retardar um atendimento de emergência, além de ser considerado um ato criminoso.

2 - Não permita que crianças brinquem com fogo, fósforos, substâncias inflamáveis, velas ou materiais que possam provocar incêndios, lembre-se que a maioria dos incêndios podem ser evitados, previna-se. Também nunca deixe crianças e idosos sozinhos em ambientes que possuam materiais que ofereçam risco, pois isso poderá ocasionar acidentes e graves danos.

3 - Durante o rigoroso inverno gaúcho, a maioria das pessoas utiliza aquecedores elétricos ou a gás para esquentar ambientes. SEMPRE posicione esses equipamentos longe de materiais combustíveis (como sofás, cortinas, cobertas, tapetes, roupas), a fim de evitar um princípio de incêndio, além de deixar aberturas para que o ar ambiente possa ser renovado, evitando o acúmulo de gás carbônico.

Ao utilizar fogão a lenha tome as seguintes precauções:

- Não deixa a porta do fogareiro aberta, evitando que brasas caiam no chão.

- Não coloque roupas para secar nas guardas do fogão ou sobre ele.

- Não coloque lenha que não caiba inteiramente no fogareiro.

- Evite colocar tapetes próximos ao fogão.

- Ao ir dormir, certifique-se que o fogo esteja totalmente apagado.

4 - Os elementos de segurança do gás de cozinha (registro de pressão e mangueira) NÃO SÃO VITALÍCIOS. Revise-os periodicamente, pois eles possuem tempo de validade, geralmente de 05 anos, e não devem apresentar vazamentos.

Ao realizar a troca do botijão de gás, verifique se o mesmo não apresenta amassamentos ou rachaduras em seu cilindro. Isso poderá ocasionar vazamentos. Caso isso ocorra, solicite imediatamente sua troca junto a empresa fornecedora.

5 - Evite consertos improvisados em sua rede elétrica, substitua tomadas defeituosas e não improvise extensões elétricas, pois cada tomada deve ser utilizada para ligar apenas um aparelho, evitando assim a sobrecarga elétrica.

Os curto-circuitos são grandes causadores de incêndio, portanto todas as precauções relacionadas às instalações elétricas devem ser tomadas.

Ao realizar reparos, trocas ou manutenção na rede elétrica de sua residência, contrate um profissional habilitado e confiável para executar o serviço.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais