Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

AMAS realiza atividades alusivas ao Dia Mundial de Consciencialização sobre o Autismo

por Luiz Alberto Reis Neto

A programação segue até o próximo domingo, 07/04

Foto: Divulgação

A Associação de Mães de Autistas de Soledade (AMAS) realiza nesta semana, uma programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, que é celebrado nesta terça-feira, 02/04, com foco na inclusão e no respeito.

O transtorno do espectro autista (TEAs) aparece na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros 5 anos de vida.

De acordo com a coordenadora-geral da associação, Louise Rebello, várias atividades serão desenvolvidas, tais como, palestras nas escolas do município, sessões de cinema de inclusão na nos dias 03, 04 e 05/04, além de palestras para monitoras de escolas, mateada de conscientização no Ginásio da Igreja Santa Rita, no sábado, 06/04, às 15 horas. Por fim, no dia 07/04, no Centro Cultural, às 15 horas, haverá nova sessão de cinema, com o filme Trolls 3.

“Nós temos até o momento 42 autistas cadastrados no município, por isso, fazemos esses eventos de inclusão. Priorizamos ajudar os pais, temos toda infraestrutura e os professores voluntários, precisamos apenas organizar os ambientes e começar os tratamentos. Estamos sem disponíveis às famílias”, destacou Louise.

As pessoas afetadas pelos TEAs frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O nível intelectual varia muito de um caso para outro, variando de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.

“É uma luta, cada família reage de uma maneira. A realidade é nossa. Por isso, conversamos e trocamos experiências. Nós vamos começar nosso grupo com psicóloga para dar um apoio maior às mães”, completou a coordenadora-geral da AMAS.

A associação se mantém através de doações da comunidade, por isso, disponibiliza seus canais digitais no Facebook e Instagram para quem deseja colaborar com o trabalho da AMAS.

Texto: Betinho Reis/Tua Rádio Cristal
Foto: Igor Binotto/Tua Rádio Cristal 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais