Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

GAN Vaqueanos da Cultura representará Soledade e a 14ª RT no Enart em Santa Cruz do Sul

por Nayam Franco

Grupo se classificou para o Enart no dia 15 a 17 de novembro em Santa Cruz do Sul

Foto: Divulgação/Vaqueanos

O Grupo de Artes Nativas Vaqueanos da Cultura representará a 14ª Região Tradicionalista e, por consequência, Soledade no Encontro de Arte e Tradições Gaúchas (Enart). A classificação da invernada adulta do Vaqueanos aconteceu neste fim de semana, 28 e 29 de setembro em Santo Ângelo.

A classificação do GAN Vaqueanos veio na última das quatorze vagas para o Enart que acontece de 15 a 17 de novembro em Santa Cruz do Sul. Com um grupo remodelado, eles foram o único grupo da 14ª RT classificados para o Enart na Força B.

Conforme o patrão do GAN, Daniel Teló do Prado, esse início de semana está sendo muito feliz, embora não inteiramente satisfeito devido a apresentação do grupo no fim de semana que, para ele, teve muitos erros a serem corrigidos.

Daniel lembrou que o grupo sabia que havia 14 vagas para o Enart, mas que não sabia que seria somente na última delas que o Vaqueanos conseguiria entrar, o que deixou todos aflitos durante a apuração do resultado.

"A partir de agora nós temos dois meses trabalhar para a final do Enart e vamos sim representar muito bem o município, a nossa região, representar a camisa que vestimos do Vaqueanos", relatou.

Ele enfatizou ainda que agora o objetivo é a classificação no sábado entre os 20 primeiros para a final do domingo, de onde sai o campeão. "Primeiro é se classificar pro domingo, se conseguirmos, no sábado à noite vamos definir outro objetivo", destacou.

Daniel não escondeu a decepção com alguns pontos da apresentação do grupo no fim de semana. Contudo, ele já sabia que isso poderia acontecer, principalmente, pelo nervosismo da apresentação.

"Essa foi a primeira apresentação de um grupo totalmente remodelado. Foi a primeira apresentação desta formação do grupo. Desde 2009 nós vínhamos disputando o Enart e, em 2016, houve uma divisão desta invernada pela saída de muitos membros, o que desestruturou o conjunto", contou Daniel.

Ele lembrou que neste grupo de 2019, muitas outros dançarinos vieram de outros grupos de Soledade e outros acabaram subindo da Juvenil do próprio Vaqueanos, então, havia um receio por parte da patronagem de como o grupo iria reagir a uma apresentação como essa, mas deu tudo certo.

Daniel ressaltou que cabe também agradecer aos 27 dançarinos que deixaram suas famílias, namorados, estar com pais, mães, para estarem defendendo o Vaqueanos neste fim de semana.

Coordenador da invernada artística, Igor Binotto, ressaltou a ajuda da equipe de apoio que foi para cuidar da logística, por acreditar na força do Vaqueanos. Ele já considera uma vitória ter conseguido essa classificação.

"Eu vejo que a gente ainda tá na frente do nosso tempo, eu esperava em torno de dois anos para conseguirmos ir para o Enart, mas acredito que brigamos forte e a classificação veio, o sentimento já é de uma grande vitória", finalizou Igor.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais