Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

SAMU de Soledade passa por mudança na coordenação

por Larissa Silva de Oliveira

Após sete anos na função de coordenadora do serviço, Andressa Portela deixa a organização

Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Soledade passa por mudanças na coordenação. Após sete anos na função de coordenadora do serviço, Andressa Portela deixa a organização. Segundo ela, o número de atendimentos nesses últimos anos dobrou em função do grande trabalho de conscientização que foi acompanhado por ela.

“Não é porque é SUS que tem que ser de qualquer jeito, esse é meu legado, todos os profissionais do Samu são capacitados para trabalhar, inclusive eles são qualificados através dos prés-requisitos do Samu Estadual”, Andressa comenta sobre a capacitação dos profissionais.

Andressa Portela,  que é enfermeira há 10 anos, destaca que os planos são de estudar medicina.


“Os maiores desafios dos últimos anos foi a parte de fazer projetos, a educação permanente das pessoas para que elas saibam utilizar o Sistema de Saúde, também o acompanhamento dos profissionais para que eles sejam qualificados e prestarem um serviço de qualidade”, comenta a ex-coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Soledade.
“Algo muito positivo foi a mudança de local da base do Samu, pois a base operacional do Samu que anteriormente era no Parque Rui Ortiz, nesses últimos anos em que estive a frente do Samu, foi para bairro Expedicionário, bem equipada, com todos os pré-requisitos exigidos”, acrescenta Andressa. 

A equipe do Samu Soledade está dividida em um enfermeiro Coordenador, quatro técnicos de enfermagem, quatro condutores socorristas e uma equipe de folgistas com dois técnicos de enfermagem e dois condutores. 

O Serviço Móvel de Saúde atende Soledade e interior, também as rodovias até o limite dos municípios.

A Secretaria de Saúde de Soledade deverá contratar um enfermeiro responsável e encaminhar a documentação para a Central do SAMU do Rio Grande do Sul para aprovação do seu nome. Segundo a Secretaria é um processo burocrático, o responsável deve ter certos cursos como: urgência, emergência, atendimento pré-hospitalar, entre outros.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais