Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Secretaria da Agricultura do RS publica normativa que reestrutura serviço de defesa agropecuária nos municípios

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Produtor não terá nem um tipo de prejuízo quanto ao atendimento em suas cidades

Adelar Jandrey
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

Considerando a necessidade de normatizar a estruturação e a organização do serviço de defesa agropecuária, com definições técnicas e diretrizes em relação ao serviço de defesa agropecuária em território gaúcho, a secretaria estadual da agricultura, através do seu secretário Luiz Antônio Franciscatto Covatti, publicou Instrução Normativa sobre o tema em questão.

Adelar Jandrey, coordenador regional de programas da agricultura, abordou o tema e deu alguns esclarecimentos sobre a retirada da supervisão da Inspetoria Veterinária de Soledade.

Jandrey destacou que o estado era dividido em dezenove supervisões regionais e que quatro municípios tiveram suas supervisões extintas, passando as cidades que estavam inseridas nas coordenações em questão a fazer parte de outras regionais.

“Essa readequação vem de encontro ao pleito que o secretário Covatti vem fazendo para que o Rio Grande do Sul se torne zona livre de vacinação contra a febre aftosa, diante disso o governo federal, através do Ministério da Agricultura, impôs dezoito medidas para o estado cumprir, são condicionalidades”, disse Adelar.

Foram extintas as regionais de Soledade com dezoito municípios, sendo que treze destes passarão a fazer parte da regional de Estrela e outros cinco para Ijuí, houve ainda a readequação das regionais de Uruguaiana, Cruz Alta e Erechim.

Em se tratando especificamente da região de Soledade, das sete inspetorias existentes, três delas deixarão de existir e passarão a ser denominadas como “postos”. A situação ficará da seguinte maneira, a inspetoria de Soledade continua com seus serviços normais sem alterar os seus atendimentos, também permanecerão como estão os municípios de Barros Cassal, Arvorezinha e Espumoso com suas inspetorias.

Barros Cassal atenderá dois postos, sendo Lagoão e Gramado Xavier; Soledade atenderá seis postos, ou seja, Mormaço, São José do Herval, Tio Hugo, Ibirapuitã, Nicolau Vergueiro e Fontoura Xavier; Espumoso atenderá os postos de Alto Alegre, Jacuizinho, Campos Borges e Victor Graeff; e Arvorezinha atenderá Putinga e Itapuca.

O município de Espumoso, juntamente com Victor Graeff, Campos Borges, Jacuizinho e Alto Alegre passarão a compor a regional de Ijuí.

Adelar Jandrey deixou claro de que não haverá nenhum tipo de prejuízo no atendimento a comunidade regional junto à inspetoria veterinária de Soledade, mudando tão somente a supervisão que era realizada por uma profissional em Espumoso.

Ouça a entrevista com Adelar Jandrey, na íntegra, no player da Tua Rádio Cristal acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais