Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Soledade: 142 anos de emancipação político-administrativa, 384 anos de história

por Nayam Franco

Município comemora 142 anos nesta quarta-feira

Soledade completa 142 anos de história
Foto: Marcos Vinicius/Rádio Cristal

O município de Soledade completa nesta quarta-feira, 29/03, 142 anos de emancipação político-administrativa. Na história, já são 384 anos desde a primeira chegada de brancos aqui em Soledade.

A primeira data a ser registrada na região é de 1626 com a chegada dos Jesuítas ao Alto Jacuí. Em 1633, os missionários chegaram até Soledade, na época, Distrito de Cima da Serra do Botucaraí, que havia se desligado da Província de São Pedro.

Foi nas cabeceiras do Rio Pardo, hoje município de Barros Cassal, os Jesuítas ergueram a Redução de São Joaquim que chegou a congregar mais de mil famílias catequizadas.

Após a chegada do branco e do seu contato com os nativos, abriu-se espaço para a chegada dos lusos, espanhóis, italianos, alemães, poloneses, libaneses, negros, etc.

Foi graças ao Padre Antônio Vieira de Soledade, responsável por trazer a primeira imagem de Nossa Senhora da Soledade até o Botucaraí. Uma das importantes dúvidas que ficam neste tempo de história, é referente a nomenclatura do município.

Antes Serra do Botucaraí, após a morte do padre Vieira de Soledade, o nome passou-se para Botucaraí de Soledade. Segundo registros e historiadores, o nome de Soledade se deu ao Padre e não a santa, no entanto, pela carência de registros é algo que ficará na história.

A Província de São Joaquim, passou para a Província de Rio Pardo, Cruz Alta e posteriormente Passo Fundo, até a emancipação que comemora aniversário nesta quarta, em 1875.

Atualmente, na história de Soledade, podemos acrescentar os chineses que após a grande indústria da Pedra do município se estabelecer, tivemos essa migração para Soledade.

De acordo com o IBGE, Soledade conta com 31.313 habitantes, 80% na cidade e 20% no campo, em números, aproximadamente 25 mil pessoas residindo no urbano, 6 mil no rural.

Com uma frota de automóveis estimada em 17 mil veículos, o município vem sendo destaque pela sua grande importância na indústria de pedras e nas feiras, em especial, a Exposol.

A Rádio Cristal fez aqui sua história. Desde A Z, Cacique até a formulação da Tua Rádio Cristal. Parabéns Soledade, 142 anos de emancipação, 384 de história.

Ouça a entrevista sobre a história de Soledade, com a professora Elizete Ortiz

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais