Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Dia do soldado: A Tua Rádio Cristal realiza entrevista especial em comemoração ao dia

Baixar Áudio por Larissa Silva de Oliveira

A data homenageia os profissionais pelo exercício de suas funções

Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

O Dia do Soldado é uma data comemorativa brasileira e celebrada em 25 de agosto. A data homenageia o dia do nascimento de um grande militar brasileiro, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, este que nasceu no dia 25 de agosto de 1803.

Em comemoração a este dia especial, a Tua Rádio Cristal realizou uma entrevista com Guilherme Melo, soldado da Corporação de Bombeiros de Soledade. Ele tem 27 anos e atua no município há cerca de cinco anos.

“Faz cinco anos que estou dentro da corporação, ingressei por meio de concurso público, este que realizei em 2014 mas só entrei no curso em 2019, foram alguns anos de espera. O curso que fiz foi em Cruz Alta, onde se aprende todas as técnicas necessárias para ser um bombeiro militar e após isso, consegui retornar a minha terra natal para trabalhar e ajudar a comunidade”, conta Guilherme Melo, sobre a sua história para ingressar na Corporação de Bombeiros de Soledade.

Segundo Melo, na época em que realizou o concurso o sistema ainda era feito em conjunto com a Brigada Militar. Ao iniciar o curso, foi o primeiro ano onde o Corpo de Bombeiros criou a Corporação com o afastamento da Brigada. A partir daí, os Bombeiros e a Brigada Militar se tornaram instituições diferentes, apesar de apresentarem objetivos parecidos.

DIFICULDADES NA PROFISSÃO

Sobre as dificuldades, ele conta que todas as empresas as apresentam no decorrer dos dias, mas que o Corpo de Bombeiros de Soledade trabalha da melhor forma e sempre busca resolver os problemas que surgem ao longo do exercício profissão.

O LADO BOM DA PROFISSÃO

“São muitas partes boas, acho incrível estar em casa, receber o apoio dos cidadãos. Também trabalhamos em Soledade com a prevenção das ocupações e estamos sempre em contato com a comunidade, nas horas boas e ruins. Nós ainda recebemos toda semana uma turma de crianças e trabalhamos com elas, sempre com carinho, porque sabemos que as crianças são o nosso futuro e temos que zelar por isso”, o bombeiro militar apresenta fatos que considera algo bom da profissão e também sobre trabalhos que são realizados.

Melo ainda fala sobre um lema que é utilizado, este que é o seguinte: “Onde há prevenção não ocorre o incêndio”. E os bombeiros soledadenses trabalham intensamente em função deste lema, da prevenção.

“A mensagem que eu deixo é que o pessoal que se interessa em entrar para a Corporação deve estudar. O legado continua, o Corpo de Bombeiros é uma instituição infinita, a comunidade precisa desse serviço. É algo que todo mundo que integra, se apaixona pela profissão. Com certeza quem vier a ingressar vai amar estar exercendo os serviços e será muito bem aceito e apoiado pela nossa comunidade e os colegas”, finaliza Guilherme Melo, soldado da Corporação de Bombeiros de Soledade.

Confira a entrevista completa no player acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais