Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Tua Rádio Cristal: 72 anos de presença na comunidade de Soledade e região

por Carolina Grotto Giongo

Uma trajetória marcada pela presença na comunidade de Soledade e regional, com a prestação de serviços através da comunicação

Foto: Divulgação

A Tua Rádio Cristal comemora nesta quarta-feira, 18 de outubro, 72 anos de fundação. Uma trajetória marcada pela presença na comunidade de Soledade e regional, com a prestação de serviços através da comunicação.

Ao longo dos anos a emissora vem se consolidando como um meio importante de levar a informação dos fatos e acontecimentos que marcam o desenvolvimento socioeconômico dos municípios.

A Tua Rádio Cristal faz parte da Rede Tua Rádio com uma programação variada durante 24h, com destaque para o jornalismo, esporte, música, entretenimento e evangelização através dos Freis Capuchinhos.

São vários profissionais dedicando-se na busca de proporcionar um conteúdo de qualidade no rádio e nas redes sociais.

CONFIRA UM POUCO DESTA HISTÓRIA:

A trajetória da Tua Rádio Cristal começou quando o grupo de Freis Capuchinhos adquiriram a emissora de outro grupo, a Rádio Difusoral Sul do Brasil, de Erechim.

O primeiro registro da rádio era um serviço de alto falantes, instalados ao longo da Avenida Marechal Floriano Peixoto, levando então o nome de Rádio AZ, iniciais do seu idealizador, Agostinho Zarpelon. Na época, eram montados amplificadores, toca-discos e alto falantes espalhados pela praça e ao longo da avenida principal de Soledade, animando os ouvintes ao meio-dia, à tardinha, domingos e festas.

A Rádio AZ foi precursora da Rádio Cristal que começou a funcionar em 18 de outubro de 1951. Inicialmente, a rádio fazia parte da Rede Sul Brasil. Foram momentos difíceis nos primeiros anos, em especial, após ter sido cassada durante o período da Ditadura Militar, por suas críticas ao regime militar. Alguns anos depois, voltou com o nome de Rádio Cacique, filial de Lagoa Vermelha.

Em 1977, a Rádio Cristal foi reinaugurada com a presença do governador do Estado, Amaral de Souza. Em 2017, passou por uma renovação de marca, que mantém até hoje, como Tua Rádio Cristal.

A emissora tem como missão: formar, informar, entreter, evangelizar e promover as pessoas na comunidade, defendendo e promovendo a vida e os valores como a família, a fraternidade, a solidariedade, a justiça, a paz, a ecologia e a integridade da criação, colaborando na formação religiosa, cultural, ética e cívica do povo.

Como filosofia, a rádio almeja construir a história em equipe, em comunidade, cultivando o espírito franciscano promovendo a Paz e o Bem.

Texto: Paulinho Paes e Nayam Franco/Tua Rádio Cristal

Fotografia: Karina Seben

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais