Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Aulas nas redes pública e privada do Rio Grande do Sul serão retomadas gradualmente

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Estado implantará ensino remoto através da plataforma Google Classroom

A elaboração de um plano de retomada das aulas no Rio Grande do Sul passa por um processo complexo, na medida em que resultaria na movimentação de mais de 20% da população gaúcha, entre estudantes das redes pública e privada de diversos níveis de ensino e profissionais ligados à educação e a serviços correlacionados.

Devido a essa complexidade, o Executivo anunciou, nesta quarta-feira, 27/05, que dividiu em cinco etapas o retorno gradual das atividades de ensino.

Professor Alaor Baptista Chagas, coordenador da 25ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Soledade, destacou que o retorno às aulas presenciais se dará de forma responsável e gradual, disse ainda que acompanhou atentamente o pronunciamento do governador Eduardo Leite sobre a retomada das aulas em cinco etapas distintas, o que de fato será observado nas 45 escolas dos 18 municípios que compreendem a coordenadoria, pois haverá nesta sexta-feira, 29/05, às 13h30min, uma videoconferência com todos os diretores e professores para a realização de um planejamento em curto prazo.

A primeira etapa está prevista para começar em 1º de junho e envolve apenas o ensino remoto, tanto na rede pública como na rede privada. O ensino remoto será na modalidade híbrida, com uso de tecnologia e com a disponibilização de materiais aos pais e responsáveis com dificuldade de acesso via internet. As aulas remotas são prioridade do plano de retomada e alicerce fundamental do modelo híbrido que será implementado.

Alaor comentou ainda que é necessário haver a compreensão e o entendimento do processo, ou seja, a continuação das aulas à distância por parte dos pais, para que haja a profissionalização do sistema de educação, quando será implantado o ensino remoto que será feito com o apoio da plataforma Google Classroom, tendo como proposta espelhar a escola no ambiente virtual com a criação de 37 mil turmas virtuais, mas somente para a rede estadual.

A capacidade de adaptação ao distanciamento controlado e suas bandeiras por parte das atividades econômicas é distinta do sistema escolar. Por isso, o governo do Estado realizará o retorno gradual das aulas presenciais, na medida em que observar se há condições de saúde favoráveis, priorizando a proteção da vida dos estudantes, dos professores e dos funcionários.

Ouça a entrevista com Alaor Baptista Chagas, na íntegra, no player de áudio da Tua Rádio Cristal.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais