Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Evasão escolar ainda é um problema para a comunidade escolar

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

Esse problema social que, infelizmente, é comum no Brasil, afeta principalmente os alunos do Ensino Médio.

Foto: Divulgação

A evasão escolar é um problema que integra a comunidade escolar há alguns anos e com a pandemia, essa situação ficou mais grave. Esse problema social que, infelizmente, é comum no Brasil, afeta principalmente os alunos do Ensino Médio.

“De longa data temos índices de evasão escolar que não são nada confortáveis. Por diversas causas, jovens estão se afastando da escola, o que não é o ideal. Os alunos precisam estar em sala de aula para receber toda a formação necessária, para ingressar na sociedade e no mercado de trabalho preparados para isso”, revelou Roseli Schmitt, chefe do setor pedagógico da 25ª CRE em Soledade.

São várias ações realizadas pelas escolas para tentar redizuir os números e trazer os alunos de volta para a sala de aula. “Semana passada, foram lançadas novas diretrizes para o programa Todo Jovem na Escola. Essa iniciativa tem como objetivo prevenir o abandono, a evasão escolar e incentivar para que os alunos concluam o Ensino Médio. Para isso, a Secretaria Estadual da Educação oferece bolsa no valor de R$ 150 mensais, aos alunos da rede estadual, inscritos no CadÚnico”, revelou Roseli.

Importante salientar que se o aluno apresentar faltas por cinco dias consecutivos ou dez dias intercalados, vai gerar um alerta para a equipe diretiva e isso pode sinalizar a emissão de uma Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente, FICAI. “A partir desse momento, o Conselho Tutelar é acionado e ele passa a trabalhar junto com a escola e a promotoria pública”, alertou Roseli.

Texto e foto: Carolina Giongo

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais