Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Escola aberta: Conselho Estadual da Educação afirma que fechamento de escola em Soledade foi arbitrário

por Nayam Franco

Fechamento não teria passado pelos trâmites necessários para o fechamentos

Escola Aberta poderá retornar as atividades
Foto: Marcos Vinicius/Rádio Cristal

Sem receber atividades desde setembro de 2015, a Escola Aberta poderá retornar com seus trabalhos. Isso acontece após a verificação do Conselho Estadual da Educação do Estado (CEED), que esteve em Soledade em reunião, que a Escola foi fechada de forma arbitrária.

Em trinta dias o CEED dará o parecer de fechamento ou não da escola aberta que encontrasse hoje fechada, havendo a possibilidade de ela retornar às atividades.

Segundo Marco Sozo, vice-presidente do Conselho Estadual da Educação que esteve em Soledade, a Escola Aberta foi fechada sem seguir o trâmite necessário para o fechamento.

Para a atual coordenadora da 25ª Coodenadoria Regional da Educação Márcia Moraes, não são boatos de que a escola foi fechada arbitrariamente, são fatos.

Ainda de acordo com Márcia, o parecer do conselho será aguardado para a reativação, ou não, das atividades no educandário.

O fechamento

Em 6 de outubro de 2015, na Rádio Cristal, a então coordenadora da 25ª CRE Margarida Chitolina, afirmou que a coordenadoria teria recebido uma determinação do Departamento de Articulação dos Municípios, da Seduc, do Departamento de Planejamento Educacional e do Departamento de Recursos Humanos da Secretária Estadual de Educação, para que fosse realizado um enxugamento e consequentemente diminuição de despesas em escolas com menos de trinta alunos.

Diante disso, naquele ano foi realizado um estudo técnico por parte do departamento pedagógico, para conhecer a realidade atual do educandário culminando com o seu fechamento.

Margarida relatou à época que dos 33 alunos matriculados, apenas seis ou sete, frequentariam a escola e, a partir daí foi tomada a decisão de encerramento das atividades da escola aberta no município.

A matéria completa sobre o fechamento pode ser conferida aqui, inclusive, com a entrevista concedida à época pela coordenadora da 25ª: https://goo.gl/5mLUKU

Ouça a entrevista com a coordenadora Márcia Moraes que trata também sobre a possibilidade do fechamento do turno integral da Escola Alcides João Gradaschi, o Ciep.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais