Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Professores de Soledade reivindicam reposição salarial

por Glauber Silveira

Recursos enviados pelo Governo Federal através do FUNDEB não são suficientes para arcar com todas as despesas.

Foto: Divulgação

Professores municipais de Soledade estiveram reunidos na noite desta quinta-feira, 18/05, com as Secretárias da Fazenda, Valeska Teloeken e da Educação, Ádria Brum de Azambuja, com intuito de ouvir das representantes da administração municipal Soledadense que os mesmos receberiam a tão esperada reposição de 14,95% em seus salários.

No entanto, o que ouviram, trouxe insatisfação aos mesmos, pois, segundo a secretária da fazenda e corroborado pela secretaria da educação, o município não tem, neste momento, capacidade de endividamento.

Segundo Valeska, os recursos enviados pelo Governo Federal através do FUNDEB, não são suficientes para arcar com todas as despesas, para se ter uma ideia, 90% dos recursos são investidos para pagamento da folha de pagamento, havendo a necessidade de que o município realize um aporte financeiro para custear as demais despesas relativas a educação.

Em sua manifestação, Ádria deixou bem claro de que houve várias tentativas de se chegar a um denominador comum, no entanto, após muitos estudos, percebeu-se que o município não tem condições de arcar com tais despesas, sob pena de haver uma responsabilização fiscal. "Neste momento a reposição salarial solicitada pelos professores é inviável", ponderou.

Tânia Rodrigues, presidente do Sindicato dos Municipários de Soledade - SIMSOL, lamentou não ter havido um entendimento entre as partes, porém, comentou que entende a situação apresentada pelos representantes do município, mas destacou a necessidade de se buscar alternativas para solucionar o problema em questão. "Lamentamos por não ocorrer um acordo, diante disso, alguns professores verbalizaram que entrarão com ações judiciais em busca de seus direitos" alertou.

Presentes na reunião, os vereadores Miguel Adones de Campos e Gustavo Baldissera, propuseram aos professores de que se forme uma comissão fortemente representativa para ir a Brasília buscar junto ao Governo Federal uma complementação de recursos federais para que seja possível o pagamento da reposição solicitada pelos professores.

Texto e foto: Marcos Vinícius/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais